Pentecostes (A)

O MELHOR DOM DE DEUS8 PENTECOSTES B

LECTIO DIVINA – Um Roteiro

0. Preparação
Procuro um lugar adequado e uma boa posição corporal. Respiro lenta e suavemente.
Silencio os pensamentos. Tomo consciência da presença de Deus, invocando o Espírito Santo.

1. Leitura
Leio pausadamente o Evangelho Jo 20,19-23.
- Imagino-me presente, no lugar onde decorre o episódio. Sou um dos discípulos. Procuro entender os gestos e palavras de Jesus. Tento alcançar a mensagem. O que me diz e me faz sentir?
- Sublinho o importante; fixo o essencial. Esta Palavra é-me dirigida.

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Senti a mão de Deus, que me estava a guiar e a indicar o caminho

ricardo martins bragancamirandaContar a história vocacional é desvelar a vida, pois é na realidade peculiar e naquilo que cada um é que o Senhor nos elege. Eu nasci e fui criado em Tó, aldeia do concelho de Mogadouro, no seio de uma família e de um contexto muito cristão. A minha mãe e os meus avós iniciaram-me nos valores do Evangelho e desde a tenra idade que sentia uma inclinação pelas “coisas” da Igreja, nomeadamente uma grande fascinação pelo meu pároco, António Fernandes, quando celebrava Eucaristia, na qual acolitava com muito entusiasmo.

Com a adolescência, passei a ter outros interesses, mas nunca deixei de ir à Eucaristia. Frequentei o ensino básico e secundário na escola de Mogadouro e, inicialmente, tinha a aspiração de ser professor de História, mais tarde de Matemática. No final do ensino secundário, tinha decido candidatar-me ao curso de Economia.

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Deus não pensa apenas no que somos, mas em tudo o que poderemos vir a ser

tiago fonseca guardaChamo-me Tiago, tenho vinte e três anos, sou da paróquia de Santa Maria – Covilhã e frequento o terceiro ano do Seminário Maior.

Estudei na Covilhã, onde conclui o 12º ano, e tomei a decisão de entrar no ensino superior, num curso da área das Engenharias. Claramente longe de colocar a hipótese de entrar no Seminário, portanto de querer ser padre. Desde criança que sempre estive ligado à minha comunidade paroquial, onde frequentei a catequese e por meio de um convite do meu então pároco, entrei para o grupo de acólitos. Depois desse primeiro contacto, envolvi-me com maior entusiasmo nas atividades da paróquia onde também fui catequista, fiz parte de um grupo de jovens, entre outras tarefas. Foi uma forma de acompanhar mais de perto, aquilo que é o quotidiano de um pároco. Senti-me parte da vida ativa da paróquia, onde tive oportunidade de contactar com muitas pessoas e muitas realidades que contribuíram decisivamente para a decisão vocacional que viria a tomar.

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Carta aberta aos seminaristas do Seminário Interdiocesano de São José, por ocasião da conclusão de uma etapa formativa

joao pereira lamegoOlá a todos,
Como sabem este foi o meu último ano no Seminário Interdiocesano. Foram seis anos cheios de tudo: de alegrias, de conquistas, de crescimento, de amizades, mas também de esforço, cansaço, momentos de desânimo e de “noites escuras” (como diria a Santa Tresa de Calcutá). Olhando para trás, não posso afirmar que tudo foi azul… claro que também houve cinzentos. Mas tudo isso faz parte do caminho!

Quando em 2014 cheguei a Braga, tudo foi novo para mim. Quase “caí de para-quedas” no Seminário, ou talvez tenha mergulhado mesmo de cabeça num mundo diferente daquele que estava habituado. Foi ter de prescindir de muitas coisas: prescindir do tempo livre que geria como queria (vocação de S. Pedro), prescindir de estar com os amigos que tinha para passar a viver com (ao início) desconhecidos, prescindir de estar com a família e passar a sentir saudades de casa, prescindir do escutismo que era a menina dos meus olhos, prescindir de seguir uma vida universitária vulgar com tudo o que faz parte da vida académica (vocês sabem)… Sim, foi prescindir do vulgar para abraçar o diferente… Não vos arrependais, Ele supera isso tudo!

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Jo 15, 9-17: uma proposta de leitura.

Na dissertação de mestrado que intitulei de "Permanecereis no meu amor - Uma leitura exegético-teológica de Jo 15, 9-17",JP tese apresentamos uma proposta de leitura que não pretende ser exaustiva desta perícope. Afinal, a riqueza dos textos evangélicos é sempre inesgotável. Debruçamo-nos sobre alguns aspetos que consideramos de maior relevância. São eles: a permanência no amor pelo cumprimento dos mandamentos, onde urge a temática do mandamento novo; e a participação dos discípulos no amor trinitário, com os frutos que daí brotam.

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Ascensão do Senhor (A)

PARTIR PARA FICAR7 ASCENSAO

LECTIO DIVINA – Um Roteiro

0. Preparação
Procuro um lugar adequado e uma boa posição corporal. Respiro lenta e suavemente.
Silencio os pensamentos. Tomo consciência da presença de Deus, invocando o Espírito Santo.

1. Leitura
Leio pausadamente o Evangelho Mt 28,16-20.
- Procuro entender o simbolismo do lugar, os sentimentos expressos e o sentido das palavras de Jesus. Tento alcançar a mensagem. O que me diz e me faz sentir?
- Sublinho o importante; fixo o essencial. Esta Palavra é-me dirigida.

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VI Domindo de Páscoa

PERFILHADO POR DEUS6 PASCOA

LECTIO DIVINA – Um Roteiro

0. Preparação
Procuro um lugar adequado e uma boa posição corporal. Respiro lenta e suavemente.
Silencio os pensamentos. Tomo consciência da presença de Deus, invocando o Espírito Santo.

1. Leitura
Leio pausadamente o Evangelho Jo 14,15-21.
- Por meio do texto, percebo as palavras de Jesus. Tento alcançar a mensagem. O que me diz, hoje? O que me faz sentir?
- Sublinho o importante; fixo o essencial. Esta Palavra é-me dirigida.

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