Seminário é Boa Notícia!

Formação da Etapa do Discipulado: entre a Mansagem de Fátima e o Celibato sacerdotal

formacao discipulado maio24

Durante os dias 18 e 19 de maio, os seminaristas da etapa do Discipulado estiveram em formação no Seminário Interdiocesano de São José, com as Irmãs da Aliança de Santa Maria, sob a orientação da Ir. Ana Luíza e o acompanhamento da Ir. Ângela Oliveira. Dessa forma os seminaristas puderam abraçar um itinerário espiritual que se baseou nas virtudes dos pastorinhos de Fátima: adoração, reparação e consagração, aplicadas à vivência do celibato sacerdotal.

Da espiritualidade mariana na vida sacerdotal. Etapa da Configuração I no Sameiro

configuracao 1 sameiroNo passado dia 22 de maio, os seminaristas da etapa da Configuração I tiveram o segundo momento anual de formação complementar. Para tal, na companhia do Pe. José António, rumaram até ao monte Sameiro, onde o Pe. Delfim Pinto Coelho, Reitor daquele Santuário, lhes falou da espiritualidade mariana na vida sacerdotal e da importância pastoral dos santuários.

Etapa da Configuração II visita o Mosteiro de São Bento de Singeverga

conf2 singeverga 3

No passado dia 27 de maio, os seminaristas da Configuração II, acompanhados pelo seu formador, Pe. António Jorge, visitaram o Mosteiro de São Bento de Singeverga, da ordem religiosa beneditina, situado na freguesia de Roriz, município de Santo Tirso, distrito do Porto. Estes estiveram com o Dom Abade Bernardino Costa e o Monge Prior Luís Aranha.

Continuar a ler

Seminaristas da Configuração II recebem testemunho sobre os desafios da missão

conf2formcomplementar1No dia 18 de abril, os seminaristas da etapa da Configuração II juntamente com o seu formador e reitor P. António Jorge, estiveram reunidos com o escolástico jesuíta Diogo Marques Gaspar, que vive na comunidade Pedro Arrupe, estuda Filosofia e Humanidades na UCP e assiste o núcleo norte dos Gambozinos. Foi um proveitoso encontro, no qual pudemos partilhar um pouco da alegria e dos desafios da missão e da evangelização numa perspetiva de Igreja em saída como nos exorta o Papa Francisco. Este encontro teve em conta o futuro contacto com várias realidades sociais que reclamam a nossa proximidade solícita.

Tiago Samuel foi instituído acólito em Lamego

Na vida de Tiago Samuel Miranda Fonseca, de Santiago de Piães-Cinfães, Diocese de Lamego, cumpriu-se mais uma etapa da sua caminhada vocacional, rumo ao sacerdócio ministerial: a instituição de acólito. Ele é seminarista da etapa da Configuração II, do Seminário Interdiocesano de São José, e frequenta o 5º ano do Mestrado Integrado em Teologia na Universidade Católica Portuguesa.