Seminário é Boa Notícia!

A Maria, para Deus - Canto do "Akathistos"

Akathistos 2021 4(Clicar para aumentar)Durante o passado mês de maio, nas segundas-feiras, a comunidade do Seminário Interdiocesano louvou a presença maternal de Maria através do canto do hino “Akathistos”.

O hino “Akathistos” (ou seja, “cantado de pé”) é a mais bela composição mariana do rito bizantino. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja.

Através deste hino, aclama-se a intercessão de Maria, pela humanidade, junto de Deus. Neste canto, de uma forma repetitiva se invoca Maria com a saudação do anjo (Ave Maria) seguida sempre de uma invocação atribuída a Maria (o correspondente às ladainhas no ocidente).

Por meio deste canto, a comunidade reza juntamente com Maria, pois cada “vez que se louva e glorifica Maria, esta canta no céu o magnificat” (São Luis Grignion de Montfort,Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem,148).

Ouvir

Por uma entrega de coração inteiro

No passado sábado, 22 de Maio, os seminaristas da etapa da Configuração I deram seguimento ao itinerário de formação complementar que, este ano, versa sobre os conselhos evangélicos. Desta vez, tratámos o tema da castidade, auxiliados pela reflexão do Pe. Humberto Coelho, da diocese de Bragança-Miranda.

Continuar a ler

A iluminação do Espírito pela pintura de Fernando Rosário

tertulia fernandorosario 2(Clicar para ampliar)No passado dia 21 de maio, a nossa comunidade teve a alegria de receber o pintor Fernando Rosário. Este pintor natural de Esposende, apresentando-se como “peregrino do sagrado”, mostrou o seu trabalho, que demonstrou ter a marca da arte realista, e falou da relação deste com a sua fé.

Começando por expor todo o processo de como foi feita a tela de Nossa Senhora Desatadora de Nós, o artista falou do modo como pinta, no qual afirma invocar o Espírito Santo, deixando que Ele faça daquela tela branca uma obra de arte.

Continuar a ler

A Identificação com Cristo

discipulado torresnovas maio21 2(Clicar para ampliar)A etapa do Discipulado deslocou-se no passado fim de semana, de 14 a 16 de maio de 2021, até ao centro do país, à cidade de Torres Novas, hospedando-se na casa de retiros das irmãs de S. José de Cluny. Lá se realizou a sua última formação complementar, de um conjunto de três, que foram programadas ao longo do presente ano letivo, no âmbito da dinâmica da sexualidade, apresentada pela irmã Ângela Coelho, mestra das noviças da Congregação Aliança de Santa Maria.

Continuar a ler

Entrevista a Padre Serafim Reis, no 25º ano de Ordenação Presbiteral

 padre serafim reis

Serafim da Conceição dos Santos Reis é padre da Diocese da Guarda e integra a Equipa do Seminário da Guarda e da equipa formadora do Seminário Maior Interdiocesano, em Braga. Nasceu em França e foi baptizado na diocese de Annecy. Estudou 7 anos em França, 1 ano na Escola Industrial do Fundão, 2 anos no Seminário Menor do Fundão e no Seminário Maior na Guarda. Nos tempos livres gosta de ler, ouvir música, contemplar e fotografar a natureza.

Continuar a ler

Instituição de um acólito em Seia

acolitado pontifice 2(Clicar para aumentar)

No passado domingo, dia 25 de abril, em Seia, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, da Comunidade Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, foi instituído ao ministério do acolitato, o candidato às Ordens Sacras, Fábio Pontífice, seminarista que aí inicia o seu estágio pastoral. Era a celebração do IV Domingo da Páscoa, em que também se celebra o Domingo do Bom Pastor, e o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. A celebração contou com a presença do Bispo diocesano, D. Manuel da Rocha Felício, do pároco P. Joaquim Pinheiro, bem como dos formadores do Seminário, familiares, seminaristas e dos fiéis daquela comunidade.

Continuar a ler