Seminário é Boa Notícia!

Ordenação presbiteral de João Miguel Pereira

Ordenacao pJoaoPereira 3

No passado dia 4 do corrente mês, a comunidade do Seminário Interdiocesano rejubilou de alegria com a Ordenação presbiteral do diácono João Miguel Pereira, na catedral de Lamego.

Nesta celebração, em que o Povo de Deus e os formadores responsáveis apresentam o candidato a presbítero e, pela imposição da mão por parte do Bispo, o diácono se torna sacerdote do Altíssimo, D. António Couto, Bispo de Lamego, exortou os presentes a olhar para os outros com carinho e ternura, à semelhança de Deus, que Se fez nosso irmão em Jesus Cristo.

Continuar a ler

Cuidar pastoralmente os "pobres dos pobres"

form complementar priscos06 2021

No dia 23 de junho de 2021, os seminaristas da etapa da configuração II foram a Priscos, onde tiveram uma formação sobre a Pastoral Penitenciária com o Sr. Padre João Miguel Torres Campos.

A formação começou com a visita ao famoso Presépio de Priscos, onde o Padre João explicou como este projeto tem sido um fator de união da comunidade e de inserção dos presos que são os principais artífices desta construção, que procura reproduzir o ambiente onde Jesus nasceu.

Continuar a ler

Olhar o Senhor e escutá-l'O, anunciando-O no quotidiano

sandro ricardo vascomcelos 1No passado dia 18 de junho, a nossa comunidade recebeu com alegria os irmãos Pe. Sandro Vasconcelos e Ricardo Vasconcelos, ambos naturais de Braga e que nos vieram enriquecer com o seu testemunho, acompanhados do professor Abel Gonçalves, diretor musical do Pe. Sandro.

Começámos por escutar um dos temas musicais do Pe. Sandro, que deu mote para o testemunho do seu irmão, Ricardo Vasconcelos, antigo seminarista, casado e pai de 3 rapazes, licenciado em comunicação social pela Universidade do Minho, secretário técnico no departamento de futebol profissional do Sporting Clube de Braga e coordenador da pastoral de jovens da paróquia de São Vítor há 22 anos, sendo responsável por 6 grupos com cerca de 200 jovens, estando, este ano, a trabalhar diretamente com o grupo "Pegadas", jovens que receberam a Confirmação no ano passado.

Continuar a ler

A Maria, para Deus - Canto do "Akathistos"

Akathistos 2021 4(Clicar para aumentar)Durante o passado mês de maio, nas segundas-feiras, a comunidade do Seminário Interdiocesano louvou a presença maternal de Maria através do canto do hino “Akathistos”.

O hino “Akathistos” (ou seja, “cantado de pé”) é a mais bela composição mariana do rito bizantino. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja.

Através deste hino, aclama-se a intercessão de Maria, pela humanidade, junto de Deus. Neste canto, de uma forma repetitiva se invoca Maria com a saudação do anjo (Ave Maria) seguida sempre de uma invocação atribuída a Maria (o correspondente às ladainhas no ocidente).

Por meio deste canto, a comunidade reza juntamente com Maria, pois cada “vez que se louva e glorifica Maria, esta canta no céu o magnificat” (São Luis Grignion de Montfort,Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem,148).

Ouvir

Por uma entrega de coração inteiro

No passado sábado, 22 de Maio, os seminaristas da etapa da Configuração I deram seguimento ao itinerário de formação complementar que, este ano, versa sobre os conselhos evangélicos. Desta vez, tratámos o tema da castidade, auxiliados pela reflexão do Pe. Humberto Coelho, da diocese de Bragança-Miranda.

Continuar a ler

A iluminação do Espírito pela pintura de Fernando Rosário

tertulia fernandorosario 2(Clicar para ampliar)No passado dia 21 de maio, a nossa comunidade teve a alegria de receber o pintor Fernando Rosário. Este pintor natural de Esposende, apresentando-se como “peregrino do sagrado”, mostrou o seu trabalho, que demonstrou ter a marca da arte realista, e falou da relação deste com a sua fé.

Começando por expor todo o processo de como foi feita a tela de Nossa Senhora Desatadora de Nós, o artista falou do modo como pinta, no qual afirma invocar o Espírito Santo, deixando que Ele faça daquela tela branca uma obra de arte.

Continuar a ler

A Identificação com Cristo

discipulado torresnovas maio21 2(Clicar para ampliar)A etapa do Discipulado deslocou-se no passado fim de semana, de 14 a 16 de maio de 2021, até ao centro do país, à cidade de Torres Novas, hospedando-se na casa de retiros das irmãs de S. José de Cluny. Lá se realizou a sua última formação complementar, de um conjunto de três, que foram programadas ao longo do presente ano letivo, no âmbito da dinâmica da sexualidade, apresentada pela irmã Ângela Coelho, mestra das noviças da Congregação Aliança de Santa Maria.

Continuar a ler