Seminário é Boa Notícia!

Abertura solene do ano

abertura20212022 1No passado dia 30 de setembro, a comunidade alegrou-se com a visita de D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda, a propósito da abertura do ano no nosso Seminário Interdiocesano, vindo celebrar connosco a Eucaristia do Espírito Santo.

Neste dia em que se celebra S. Jerónimo, tradutor das Escrituras, a comunidade foi exortada a anunciar a Palavra de Deus, para que esta se torne mais viva no coração dos homens e, segundo o prelado, isso faz-se já a partir do Seminário, começando a anunciar a Palavra de Deus uns aos outros, com a própria vivência quotidiana.

Continuar a ler

Ordenação presbiteral de João Miguel Pereira

Ordenacao pJoaoPereira 3

No passado dia 4 do corrente mês, a comunidade do Seminário Interdiocesano rejubilou de alegria com a Ordenação presbiteral do diácono João Miguel Pereira, na catedral de Lamego.

Nesta celebração, em que o Povo de Deus e os formadores responsáveis apresentam o candidato a presbítero e, pela imposição da mão por parte do Bispo, o diácono se torna sacerdote do Altíssimo, D. António Couto, Bispo de Lamego, exortou os presentes a olhar para os outros com carinho e ternura, à semelhança de Deus, que Se fez nosso irmão em Jesus Cristo.

Continuar a ler

Cuidar pastoralmente os "pobres dos pobres"

form complementar priscos06 2021

No dia 23 de junho de 2021, os seminaristas da etapa da configuração II foram a Priscos, onde tiveram uma formação sobre a Pastoral Penitenciária com o Sr. Padre João Miguel Torres Campos.

A formação começou com a visita ao famoso Presépio de Priscos, onde o Padre João explicou como este projeto tem sido um fator de união da comunidade e de inserção dos presos que são os principais artífices desta construção, que procura reproduzir o ambiente onde Jesus nasceu.

Continuar a ler

Olhar o Senhor e escutá-l'O, anunciando-O no quotidiano

sandro ricardo vascomcelos 1No passado dia 18 de junho, a nossa comunidade recebeu com alegria os irmãos Pe. Sandro Vasconcelos e Ricardo Vasconcelos, ambos naturais de Braga e que nos vieram enriquecer com o seu testemunho, acompanhados do professor Abel Gonçalves, diretor musical do Pe. Sandro.

Começámos por escutar um dos temas musicais do Pe. Sandro, que deu mote para o testemunho do seu irmão, Ricardo Vasconcelos, antigo seminarista, casado e pai de 3 rapazes, licenciado em comunicação social pela Universidade do Minho, secretário técnico no departamento de futebol profissional do Sporting Clube de Braga e coordenador da pastoral de jovens da paróquia de São Vítor há 22 anos, sendo responsável por 6 grupos com cerca de 200 jovens, estando, este ano, a trabalhar diretamente com o grupo "Pegadas", jovens que receberam a Confirmação no ano passado.

Continuar a ler

A Maria, para Deus - Canto do "Akathistos"

Akathistos 2021 4(Clicar para aumentar)Durante o passado mês de maio, nas segundas-feiras, a comunidade do Seminário Interdiocesano louvou a presença maternal de Maria através do canto do hino “Akathistos”.

O hino “Akathistos” (ou seja, “cantado de pé”) é a mais bela composição mariana do rito bizantino. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja.

Através deste hino, aclama-se a intercessão de Maria, pela humanidade, junto de Deus. Neste canto, de uma forma repetitiva se invoca Maria com a saudação do anjo (Ave Maria) seguida sempre de uma invocação atribuída a Maria (o correspondente às ladainhas no ocidente).

Por meio deste canto, a comunidade reza juntamente com Maria, pois cada “vez que se louva e glorifica Maria, esta canta no céu o magnificat” (São Luis Grignion de Montfort,Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem,148).

Ouvir

Por uma entrega de coração inteiro

No passado sábado, 22 de Maio, os seminaristas da etapa da Configuração I deram seguimento ao itinerário de formação complementar que, este ano, versa sobre os conselhos evangélicos. Desta vez, tratámos o tema da castidade, auxiliados pela reflexão do Pe. Humberto Coelho, da diocese de Bragança-Miranda.

Continuar a ler