Formação complementar: Pastoral Penitenciária

No dia 17 de junho de 2020, os seminaristas João Pereira e Tiago Machado, da etapa da Síntese Vocacional, receberam formação complementar sobre Pastoral Penitenciária.

pastoral penitenciaria 01

A conferência, através das plataformas digitais, foi orientada por Paulo Neves, membro da Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária e do Grupo de Coordenação Nacional do Voluntariado Social da Cáritas nas Prisões.

A formação incidiu, essencialmente, sobre a realidade do sistema penal português, desde prisão efectiva até ao uso de pulseira eletrónica, e sobre a actividade desempenhada pelos agentes da pastoral, leigos e clérigos, que se dedicam à assistência espiritual de pessoas nas circunstâncias da reclusão.

Para além das questões teóricas, foram também partilhados vários testemunhos pessoais onde ficou bem espelhada a intensidade desta realidade, onde as pessoas reclusas atravessam uma experiência de vida tanto profunda quanto dramática.

Ao Paulo Neves fica um público sentido agradecimento pela sua generosa disponibilidade para contribuir para a formação de futuros presbíteros.