Seminário é Boa Notícia!

Uma saída da etapa da Configuração

configuracao fev20201No passado dia 31 de janeiro, da parte da tarde, os seminaristas da etapa da configuração foram visitar o Mosteiro de Santa Escolástica e o Mosteiro Beneditino de Singeverga, situado em Roriz, no limite norte da diocese do Porto, concelho de Santo Tirso.
Em 1935, as monjas fundadoras - uma francesa e cinco portuguesas, chegando de Betânia em resposta a um apelo dos monges da Abadia de S. Bento de Singeverga, iniciaram a construção do Mosteiro atual. Refloresceu assim a vida monástica em Portugal, numa região outrora povoada de numerosos Mosteiros.

Continuar a ler

Peregrinação a Balasar

balasar sintese vocacional jan2020No passado dia 21 de janeiro, os seminaristas da etapa da Síntese vocacional foram em peregrinação a Balasar. Levados por um espírito de devoção à beata Alexandrina Maria da Costa que teve como lema de vida “Amar, Sofrer, Reparar”, puderam, em primeiro lugar, rezar na Igreja Paroquial construída no século XX.

Continuar a ler

Peregrinação a Viana

santa luzia configuracao jan2020Inspirados pelo Arcebispo São Bartolomeu do Mártires, os seminaristas da etapa da Configuração peregrinaram, no passado dia 21 de janeiro, até Viana do Castelo, com vista a conhecer mais um pouco dos locais e das virtudes deste saudoso santo, fortalecendo o espírito desta etapa.

Continuar a ler

Ida ao Carmelo de Braga

carmelo discipulado jan2020 2No passado dia 10 de janeiro, última semana do tempo de Natal, os seminaristas da etapa do Discipulado foram ao Carmelo da Imaculada Conceição, sediado em Braga, a fim de celebrarem a Eucaristia com as Irmãs Carmelitas Descalças.

Continuar a ler

Visita a Cervães

cervaes novena19dez2019No passado dia 19 de dezembro, antes de irem para as suas comunidades para a interrupção de Natal, os seminaristas da etapa da configuração deste seminário, participaram na celebração do terceiro dia da novena de Natal que teve lugar no Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho na comunidade de Cervães - arciprestado de Vila Verde.

Continuar a ler

Dia por Dioceses

Na tarde do dia 30 de outubro, a comunidade do Seminário Interdiocesano de S. José em Braga, experenciou a vivência por dioceses. Foi um momento muito profícuo, para evidenciar o sentimento de pertença a uma Igreja particular, e também um alento no itinerário vocacional. Cada diocese escolheu diferentes sítios para a sua convivência e estreitar de laços diocesanos.

20191030 bragancamirandaO destino escolhido para os seminaristas da diocese Bragança-Miranda foi Esposende, a cidade natal do sr. Padre José António. Nessa saída, os seminaristas foram conhecer a paróquia em que o sr. Padre José começou a sua caminhada na fé com explicações do próprio acerca da história e caraterísticas da bela igreja dessa paróquia. Visitaram, também, o complexo paroquial onde se reuniram para fazer uma análise da caminhada em seminário e expor dificuldades ou ideias que tenham surgido até à data. Tiveram ainda a alegria de poder receber dois presbíteros da sua diocese. Foram eles o sr. Padre Jorge Miguel, recém ordenado e antigo seminarista do nosso seminário interdiosesano e o sr. Padre Manuel Rodrigues. De seguida, foram lanchar. Celebraram Eucaristia na igreja da Santa Casa da Misericórdia, seguida de vésperas. Já ao entardecer, passearam um pouco pelas ruas da cidade e junto à Foz. Findado o dia, regressaram ao seminário, alegres e com mais força para continuar esta caminhada em união e confraternidade.

Continuar a ler

Mais artigos...

  • 1
  • 2