XIX Domingo do Tempo Comum (A)

CAMINHAR SEM CHÃO19 COMUM A

0. Preparo-me
Procuro um lugar adequado e uma boa posição corporal. Respiro lenta e suavemente.
Silencio os pensamentos. Tomo consciência da presença de Deus, invocando o Espírito Santo.

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente o Evangelho Mt 14,22-33.
- Sublinho o importante; anoto o mais significativo.
Multiplicados os pães, Jesus obriga os discípulos a passarem à outra margem. Ventos contrários dificultam a travessia. Essa dura experiência, tanto coletiva quanto pessoal (Pedro), põe à prova a sua fé em Jesus que os reencontra caminhado sobre as águas.

XVIII Domingo do Tempo Comum (A)

MULTIPLICAR O CORAÇÃO18 COMUM A

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente o Evangelho Mt 14,13-21.
- Sublinho o importante; anoto o mais significativo.
Ao receber a notícia da morte de João Batista, Jesus decide retirar-se para um lugar ermo. Ao chegar, depara-se com uma multidão que O espera. A compaixão de Jesus centra-O nas necessidades presentes, desafiando os discípulos a fazer o mesmo.

XVII Domingo do Tempo Comum (A)

QUE TESOURO ESCONDO?17 COMUM

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente o Evangelho Mt 13,44-52.
- Sublinho o importante; anoto o mais significativo.
Concluímos as parábolas do Reino, em São Mateus (ver domingos anteriores). Jesus apela ao compromisso total com o Reino (simbolizados no tesouro e pérola descobertos). É Deus que se propõe a nós. Escolhemo-Lo?

XVI Domingo do Tempo Comum (A)

A PACIÊNCIA TUDO ALCANÇA16 COMUM A

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente o Evangelho Mt 13,24-43.
- Sublinho o importante; anoto o mais significativo.
Porque permite Deus o mal no mundo e na Igreja? Em parábolas, Jesus aponta respostas. O trigo e o joio simbolizam o bem e o mal, dentro e fora de nós. O grão de mostarda e o fermento significam a eficácia, discreta mas real, do Reino de Deus.

XV Domingo do Tempo Comum (A)

SEMEAR AOS QUATRO VENTOS15 COMUM A

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente o Evangelho Mt 13,1-23.
- Sublinho o importante; anoto o mais significativo.
Jesus conta uma parábola (pequena história com linguagem e imagens simples). Nesta, retrata um semeador que lança sementes em terrenos diversos, com diferentes resultados. Por fim (vv. 18-23), o seu sentido é explicado aos seus discípulos.

XIV Domingo do Tempo Comum

TERMAS… PARA A ALMA14 COMUM A

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente o Evangelho Mt 11,25-30.
- Sublinho o importante; anoto o mais significativo.
Jesus experimenta a rejeição à sua missão. Em resposta, integrando o insucesso, ora ao Pai. Não se lamenta. Antes, rejubila e louva pelos “pequeninos” (os simples, humildes e frágeis da sociedade), capazes de entender e acolher a sua mensagem.

XIII Domingo do Tempo Comum

QUEM PERDE, GANHA13 COMUM A

0. Preparação

1. O que diz o texto?
- Leio pausadamente o Evangelho Mt 10,37-42.
- Sublinho o importante; anoto as palavras mais significativas.
Jesus revela exigência no seu seguimento. Este implica convicção para tomar decisões difíceis e assumir uma adesão inequívoca. Em consequência, o verdadeiro discípulo deixa transparecer a presença de Deus na vida, até nos pequenos gestos.