Instituição de Leitor na Diocese da Guarda

Leitorado Fábio Pontífice 2A semente é a Palavra de Deus e o semeador é Cristo. Porque o Senhor continua a semear a Palavra, no passado dia 12 de junho, foi instituído no Ministério de Leitor o seminarista Fábio Carrola Pontífice.
A Celebração decorreu durante a Eucaristia presidida pelo Bispo da Guarda D. Manuel Felício e teve lugar na capela do Seminário da Guarda. Estiveram presentes os familiares do novo Leitor, assim como pró-seminaristas e seminaristas da Diocese da Guarda. Concelebraram sacerdotes ligados ao Seminário.

D. Manuel Felício referiu que “aquele que é instituído no ministério de Leitor, para além de estar preocupado com a proclamação da Palavra, tem a grande missão de garantir que outros se preparem dignamente para a proclamar e levar às pessoas. É a força da Palavra que nos ajudará a prestar um serviço à Igreja e ao mundo”.

Continuar a ler

Pelo vento do Espírito ao centro que é Cristo

Fazer da vida um remoinho do vento do Espírito, para levar todos à unidade, onde o centro é Cristo, foi o mote da homilia de Dom António Couto na celebração eucarística com a admissão entre os candidatos às ordens sacras dos seminaristas Tiago Machado e Eduardo Leal e a instituição no ministério laical de acólito do seminarista João Pereira.

Continuar a ler

Uma saída da etapa da Configuração

configuracao fev20201No passado dia 31 de janeiro, da parte da tarde, os seminaristas da etapa da configuração foram visitar o Mosteiro de Santa Escolástica e o Mosteiro Beneditino de Singeverga, situado em Roriz, no limite norte da diocese do Porto, concelho de Santo Tirso.
Em 1935, as monjas fundadoras - uma francesa e cinco portuguesas, chegando de Betânia em resposta a um apelo dos monges da Abadia de S. Bento de Singeverga, iniciaram a construção do Mosteiro atual. Refloresceu assim a vida monástica em Portugal, numa região outrora povoada de numerosos Mosteiros.

Continuar a ler

Peregrinação a Balasar

balasar sintese vocacional jan2020No passado dia 21 de janeiro, os seminaristas da etapa da Síntese vocacional foram em peregrinação a Balasar. Levados por um espírito de devoção à beata Alexandrina Maria da Costa que teve como lema de vida “Amar, Sofrer, Reparar”, puderam, em primeiro lugar, rezar na Igreja Paroquial construída no século XX.

Continuar a ler

Peregrinação a Viana

santa luzia configuracao jan2020Inspirados pelo Arcebispo São Bartolomeu do Mártires, os seminaristas da etapa da Configuração peregrinaram, no passado dia 21 de janeiro, até Viana do Castelo, com vista a conhecer mais um pouco dos locais e das virtudes deste saudoso santo, fortalecendo o espírito desta etapa.

Continuar a ler

Ida ao Carmelo de Braga

carmelo discipulado jan2020 2No passado dia 10 de janeiro, última semana do tempo de Natal, os seminaristas da etapa do Discipulado foram ao Carmelo da Imaculada Conceição, sediado em Braga, a fim de celebrarem a Eucaristia com as Irmãs Carmelitas Descalças.

Continuar a ler

Mais artigos...