Chamo-me João Paulo II - Jan Góra, 2008

Nasci a 18 de Maio de 1920, numa pequena cidaLivrode chamada Wadowice. Fica no sul do país, nas montanhas. Não são umas montanhas muito altas, mas mesmo assim são montanhas. Foi por isso que o amor pelas montanhas ficou sempre dentro de mim.

A proposta de leitura de hoje é o livro Chamo-me João Paulo II. Escrito por Jan W. Góra e ilustrado por Lucyna Talejko-Kwiatkowska, este pequeno livro de apenas 64 páginas consiste numa biografia do Papa São João Paulo II narrada a crianças entre os 8 e os 10 anos de idade sendo que o narrador é o próprio João Paulo II.

Nos primeiros capítulos é-nos apresentada a infância de Karol Wojtyla bem como os anos de presbiterado e de episcopado do futuro Papa. Os restantes dois terços do livro narram os eventos e os aspectos mais significativos do papado de João Paulo II.

Uma vez, durante a minha visita como bispo a uma paróquia, houve um rapaz que começou um discurso de boas-vindas em minha honra. No entanto, falava tão baixo que não conseguia compreender o que ele me estava a dizer. Por isso disse-lhe que falasse mais alto porque eu não conseguia ouvir o que ele estava a dizer. «Então curve-se para me ouvir» – respondeu ele. Eu fixei bem esta lição...

(Chamo-me João Paulo II, pag. 15)Papa Joao Paulo II

No texto, destaca-se uma narrativa que não apresenta a biografia tanto de um ponto de vista Kronos (cronológico) quanto de Kairós (qualitativo). Por outras palavras, o autor não pretende fazer uma listagem cronológica dos eventos da vida de João Paulo II mas sim salientar a partir desses eventos a personalidade do nosso santo, com o objectivo de apresentar às crianças um modelo de vida a seguir.

Da vida familiar, com o excelente exemplo de piedade dos pais bem como os dramas dos falecimentos da mãe, do irmão e do pai; passando pela heroicidade da preparação para o sacerdócio no decorrer da segunda guerra mundial; até a um dos pontificados mais longos e mais ricos da história da Igreja; este livro, com uma linguagem infantil, dá a conhecer às crianças a vida de São João Paulo II, estimulando-as à devoção a ele.

São João Paulo II, rogai por nós.

• Visualizações: 1992