Configuração II participou na Assembleia Sinodal Arquidiocesana

assembleia sinodal arquidiocesana braga

A formação complementar dos seminaristas da Configuração II, dos 5º e 6º anos deste Seminário Interdiocesano de São José, culminou no passado dia 14 de junho, com a participação na Assembleia Sinodal Arquidiocesana de Braga. A proposta de objetivo desta formação complementar, neste ano formativo, para esta etapa, foi o envolvimento no sínodo "Por uma Igreja Sinodal ─ Comunhão, Participação, Missão". Seminaristas e formador da etapa começaram por ler e partilhar entre todos uma síntese do Documento Preparatório e do Vademecum do Sínodo; foram ao encontro de quem aprofundou academicamente a sinodalidade da Igreja, como é o caso do Padre Sérgio Leal, da Diocese do Porto, que nos ajudou a descobrir o que é ser pastor numa Igreja sinodal. No culminar desta formação complementar, foi uma graça podermos participar numa assembleia sinodal diocesana, para percebermos como se caminha junto entre o processo de escuta, a apresentação de uma proposta de síntese diocesana e o diálogo sinodal para se melhorar uma síntese diocesana, à luz da invocação do Espírito Santo, e apostando numa experiência que se sonha ser continuada.