IV Domingo da Quaresma (A)

CRER PARA VER4 QUARESMA

Lectio-Divina - Um Roteiro

0. Preparação

1. Leitura
Leio pausadamente o Evangelho Jo 9,1-41.
- Através dos pormenores, gestos, ditos, evolução do diálogo entre as personagens, alcanço a mensagem. O que me diz, o que me faz sentir?
- Sublinho o importante; fixo o essencial. Esta Palavra é-me dirigida.

2. Meditação
O evangelista João fala em sinais, em vez de milagres. A passagem de hoje corresponde ao sexto sinal e remete para o prólogo do mesmo Evangelho: A luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram apagá-la (1, 5). Agora Jesus assume: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não anda nas trevas, mas possuirá a luz da vida. O centro do relato não é o milagre mas a caminhada interior que o cego realiza até reconhecer essa luz em Jesus. Nos tempos de incerteza que vivemos é a mensagem oportuna para mim: viver da fé e não do medo, seguindo as recomendações divulgadas.

3. Oração com Deus
Senhor, onde procuro culpas e culpados, Tu vês ocasião de manifestar o bem, a obra de Deus. Onde vejo pecado, Tu só vês oportunidade para a Graça. Por isso, eu Te peço: cura o meu olhar para não julgar mas, antes, perceber o bem a fazer. Faz-me ver o que Tu vês. Ajuda-me a ter um olhar grato, nesta hora em que tantos profissionais de saúde entregam suas vidas cuidando dos outros. Olha por cada um deles, Senhor.
Como no relato, sou tentado a questionar tudo e todos. O perigo é não me interrogar a mim mesmo e não formular a pergunta essencial: quem és Tu para mim?
O cego que curaste, interpelado pelos outros, teve de percorrer o longo caminho interior da fé. Senhor, dá-me a força de avançar, como ele, na procura da tua verdade em mim. Concede-me a graça de usar os desafios da fé (dúvidas ou resistência dos outros) como degraus para chegar a Ti. A tua Palavra seja para mim coragem de afirmar diante de todos o quanto és importante na minha vida. Sobretudo agora.
Por fim e em todas as circunstâncias, saiba eu tomar a decisão certa: a de crer para ver, em vez de teimar em cegueiras preconceituosas e impermeáveis só para não destoar da maioria ou com medo de arriscar na tua novidade.
Também eu quero afirmar: eu creio, Senhor!

4. Contemplação
Senhor, Tu és a luz que cura a minha cegueira. É a Ti que procuro e quero seguir. Por isso, louvo-Te e abandono-me nas tuas mãos. Agradeço todos os momentos em que me iluminas e restauras a fé. ConTigo, avanço, confiante. Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Contemplo e adoro.
Apoiado em Ti, ouso comprometer-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.

“Não busco compreender para crer, mas creio para compreender”. (Santo Anselmo)

- Tenho um coração (olhar) aberto ou fechado, a Deus e ao próximo?
- Sou dos que querem ver ou dos que acham ver, julgando os outros?
- Quais são os riscos que a minha fé precisa enfrentar para se afirmar?

UM PROPÓSITO
Pedir ao Espírito Santo a graça de ver tudo com os olhos de Deus.

De quem será a culpa, Senhor?
Questionam eles, pergunto eu.
E Tu, abrindo janelas ao amor,
Vês já aurora no seio da noite.

Amassando vida e terra, recrias,
Fazes dum penitente das trevas
Um caminhante sedento de luz
Vai! Ele foi, lavou-se e ficou a ver.

E eu, com meu pandémico medo
Ou de orgulho, não querendo ver
Que aí, no coração da noite, estás
Pedindo o meu “Eu creio, Senhor!”

Delirious - I was blind