XXI Domingo Comum (A)

AFIRMAR COM VIDA21 COMUM AA

LECTIO DIVINA – Um Roteiro

0. Preparo-me
Procuro um lugar adequado e uma boa posição corporal. Respiro lenta e suavemente.
Silencio os pensamentos. Tomo consciência da presença de Deus, invocando o Espírito Santo.

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente Mt 16,13-20.
- Sublinho e anoto o mais significativo.

Jesus sonda a ideia que d’Ele têm, primeiro as multidões, depois os discípulos. Simão ousa uma resposta inspirada, aprovada pelo Mestre. Deste recebe um novo nome e uma missão como responsabilidade.

2. O que me diz Deus
- Que pensamentos e sentimentos despertam em mim esta passagem?
Este episódio é central no Evangelho de Mateus. Até aí, Jesus deu-se a conhecer, em palavras e gestos. Chegou a hora de tomar posição. Ele prepara-se para enfrentar as consequências da sua missão. Serei dos que caminham com Ele? Para tal, surge a pergunta: Quem é Ele, para os outros… para mim? Mais que palavras, importa a relação. O que representa Cristo para a minha vida? Sua presença é tal que, em tudo e para tudo, Ele conta? Como Pedro, devo deixar Deus inspirar-me, fazendo da minha vida a resposta que Ele merece e espera.

3. O que digo a Deus
- Partindo do que senti, dirijo-me a Deus, orando (de preferência com palavras minhas).
Senhor, questiono-Te sobre tudo. Espero explicações convincentes acerca do mal, do sofrimento, da morte… e aguardo justificações sobre as “tuas” demoras e ausências e até para os “teus” incumprimentos. Esqueço Quem realmente és e o quase nada que sou. Pela humildade, recorda-me o meu lugar.
Guia meu pensamento através da questão que realmente importa: Quem és Tu para mim? Mais que buscar fórmulas, olho para a minha existência, pois é ela que revela a verdade da minha resposta. Ajuda-me a reconhecer-Te. Contento-me em admirar-Te como simples Mestre de sabedoria? Ou, consciente e convictamente, tenho-Te por meu Deus? Sigo-Te, aplicando diariamente o que aprendo de Ti?
Concede-me a graça de redescobrir quem és e de aprofundar minha adesão a Ti. Teu Espírito me inspire as palavras, gestos, atitudes e escolhas a assumir no dia-a-dia.

4. O que a Palavra faz em mim
- Contemplo Deus, saboreando e agradecendo.
Senhor, Tu és o Tudo que eu preciso. Contemplando-Te, aos poucos, desvendo-Te. Em Ti me descubro. Por Ti, encontro meu caminho. Por tudo, louvo, agradeço e adoro.
Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, comprometo-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.

- Esforço-me por conhecer melhor Jesus?
- Ou contento-me com o que os outros dizem d’Ele?
- Que lugar Jesus ocupa no meu quotidiano?
- Que sentimentos nutro por Ele? Isso é evidente para os que me rodeiam?

“A mente não pode produzir a verdade. Pode apenas encontra-la.” (santa Edith Stein)

UM DESAFIO
Pedir ao Espírito Santo a graça de redescobrir diariamente quem és Deus para mim.

Perdido nos ‘comos’ e ‘porquês’,
esqueço de perguntar pelo vital
centrando-me no essencial,
redescobrindo o ‘quem és’ de Deus.

O que (de Ti) dizem os outros,
se não tomado como caminho,
nem me sacia, nem me satisfaz
pois o vento, pronto, o levará.

Preciso de resposta feita vida
fluindo pelo olhar, mãos e pés.
Não decorados e recitados credos
mas no coração tomando carne.

Chris Tomlin ft. Lady A – Who You are to me