Ascensão do Senhor (A)

PARTIR PARA FICAR7 ASCENSAO

LECTIO DIVINA – Um Roteiro

0. Preparação
Procuro um lugar adequado e uma boa posição corporal. Respiro lenta e suavemente.
Silencio os pensamentos. Tomo consciência da presença de Deus, invocando o Espírito Santo.

1. Leitura
Leio pausadamente o Evangelho Mt 28,16-20.
- Procuro entender o simbolismo do lugar, os sentimentos expressos e o sentido das palavras de Jesus. Tento alcançar a mensagem. O que me diz e me faz sentir?
- Sublinho o importante; fixo o essencial. Esta Palavra é-me dirigida.

2. Meditação
É a conclusão do Evangelho de São Mateus. No início da sua obra, o evangelista apresenta Jesus como Emanuel, o Deus connosco. Hoje, no seu final, retoma a mesma ideia, recordando a sua promessa: Eu estou convosco. A Ascensão não é uma ausência, mas uma presença confirmada, embora diferente. Outra inclusão é que Jesus despede-se dos seus discípulos na Galileia, onde tudo começara. Foi aí que muitos deles foram convocados por Ele, no princípio do seu ministério público. Também hoje, sou encontrado, chamado e enviado por Cristo na realidade do meu quotidiano. É aí que devo testemunhar, como discípulo, a minha pertença a Deus, pois Ele está comigo.

3. Oração com Deus
Senhor, continuamente, marcas encontro comigo. Este tempo sem templos, ajudou-me a perceber que o meu lar, o meu trabalho, os meus encontros ou falta deles, se tornaram igreja, lugares e momentos de Te experimentar presente. Ajuda-me, aos poucos, a retomar hábitos e a adaptar-me a novas rotinas. É aqui que me encontras e chamas a recomeçar, conTigo, a tarefa de tornar Deus visível.
Como os discípulos de outrora, também eu duvido. Do que serei capaz? Como viver e testemunhar a fé nestes novos tempos? Como ser próximo, no distanciamento? Como abraçar os outros sem usar braços? Se hesito, Tu confias. E é por Ti e em Ti que me fio.
Ir, ensinar, batizar. Como farei, Senhor? É pelo meu testemunho que serei discípulo e farei discípulos. Mas, com tão pouco que sei e com a minha inconstância, qual será a minha autoridade? Concede-me, Senhor, a graça da perseverança e da confiança. Acredito que estás comigo, até ao fim. Prometeste! ConTigo a meu lado, não desistirei.

4. Contemplação
Senhor, Tu estás sempre comigo, pois és fiel às tuas promessas. Em Ti confio. Tu és a minha força. Na tua Palavra, encontro coragem. Contas comigo como teu discípulo, enviado a chamar outros para Te seguirem. Agradeço a tua confiança em mim. Por tudo isto, quero louvar-Te. Contemplo e adoro.
Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, ouso comprometer-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.

UM PENSAMENTO
“Cristo deixa de estar ao nosso lado para ficar no coração.” (Karl Rahner)

PROVOCAÇÕES
- Assumo que sou enviado por Cristo a anunciar o seu Evangelho?
- Como posso dar melhor testemunho da minha fé?
- Acredito que Cristo está comigo?

UM PROPÓSITO
Pedir ao Espírito Santo a graça de viver na certeza da sua presença.

UMA ORAÇÃO-POEMA

Convocaste-me ao princípio de mim
E, no princípio, febril, não entendi.
Confesso: confuso, até tremi. E temi
Essa nova via por onde me levarias.
Então, solícito, tomaste a dianteira.
Como grão, lançaste-Te, entregado
À noite da terra e ao frio da morte,
Para depois germinar e rebentar
Em renovada vida espigada, medrada.

O que parecia o desfecho da história
Tornou-se inédito enredo de recomeço,
Versão revista e melhorada do que sou.
Neste hoje, é a minha vez de ir e ser,
Grão e espiga, lavrada, seara e ceifa.
Tudo porque desceste até ao meu chão
Para, de regresso à Fonte de toda a vida,
Ascenderes ao meu coração reacendido.

UMA CANÇÃO
Hillsong United – Closer than you know