Tema "A Paróquia Missionária" leva seminaristas da Configuração I a Fânzeres

config1 fanzeres 1(Clicar para aumentar)No passado dia 26 de maio, no contexto do terceiro momento de formação complementar, os seminaristas da etapa da Configuração I deslocaram-se à Paróquia de Fânzeres, na vizinha Diocese do Porto. A formação proposta, orientada pelo Padre Francisco Manuel Costa, da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), incidiu sobre a temática da Paróquia Missionária.

Neste âmbito, o Padre Francisco, Pároco de Fânzeres, apresentou-nos a necessidade de um novo impulso de evangelização, marcado por uma decisiva escolha missionária. Refletimos, ainda, sobre a necessidade de as nossas comunidades paroquiais viverem em permanente estado de missão. Para tal, afigura-se como necessária a conversão missionária dos crentes e a conversão das estruturas, de tal modo que as nossas Paróquias adquiram, verdadeiramente, um rosto missionário.

Finda a formação, participámos da adoração eucarística em, a comunidade paroquial do Divino Salvador de Fânzeres, zelosamente participa. Seguiu-se a celebração da Eucaristia, presidida pelo nosso formador, Padre José António. Após o jantar, tempo propício de fraternal convívio, tomámos parte na oração do Terço, integrado na Vigília de Pentecostes, preparada pelos jovens daquela comunidade paroquial.

Ao Padre Francisco Costa e à Paróquia de Fânzeres agradecemos, reconhecidos, a afabilidade do acolhimento que nos dispensaram.

config1 fanzeres 2