Confiar no Senhor, para O poder anunciar aos outros. Admissão de Tiago Rio entre os candidatos às Ordens Sacras

admissao tiago rio 1

No passado dia 9 de junho, a comunidade o Seminário Interdiocesano alegrou-se com a admissão entre os candidatos às Ordens Sacras de Tiago Rio, seminarista do 3º ano, da Diocese de Viseu. Nesta celebração, o Tiago professou de forma pública o “propósito de vir a receber a Sagrada Ordem” (conforme se explica nos preliminares do rito de Admissão entre os candidatos às ordens sacras, 97), passando depois da celebração a ser considerado candidato à ordenação diaconal e presbiteral.

O propósito do Tiago, manifestado perante a comunidade do Seminário, foi aceite nesta celebração por S. Ex.ª Rev.ma D. António Luciano, Bispo de Viseu, que na qualidade de celebrante principal orientou a celebração.

Na homilia, o prelado exortou a comunidade a ser profeta, trabalhando na escola de Jesus para que se possam tornar bons anunciadores da Boa Nova. Mas, para se ser profeta, é necessário o caminho da conversão, que é o caminho do amor, do perdão, da festa, da alegria, da fé.

“Para se atingir a conversão é necessário o caminho da justiça e esta vem sempre ligada à caridade“, afirmou D. António Luciano convidando os seminaristas a preparar-se para servir o altar desde já, sempre com espírito de serviço, e não de poder, pois esta é a forma de Cristo Bom Pastor agir.

Dirigindo-se ao candidato, D. António convidou-o a confiar no Senhor, para poder anunciar aos outros e oferecer-lhes bons resultados, deixando-lhe o apelo para viver este caminho na alegria e na esperança, continuando a deixar-se cativar pelo Senhor que o chama.

Neste passo improtante do itinerário vocacional do Tiago Rio, acompanhou-o, também, o seu pároco P. Amadeu Ferreira, da paróquia de Ribafeita - Viseu.

admissao tiago rio 2