XXXIII Domingo Comum (C)

SÓ O AMOR FICA… SE PERSEVERANTE33 COMUM C

0. Preparo-me

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente Lc 21, 5-19.
- Sublinho e anoto o mais significativo.

Diante do templo de Jerusalém, Jesus pronuncia um discurso sobre o fim dos tempos. Vaticina eventos assustadores, mas termina com uma mensagem de esperança.

2. O que me diz Deus
- Que pensamentos e sentimentos despertam em mim as palavras de Jesus?
As palavras de Jesus são contratantes: umas perturbam, outras tranquilizam. Mas ambas me desafiam a um olhar realista sobre a história e meu futuro. A perseverança a que me convida é a atitude que devo assumir, como cristão, ao viver o meu quotidiano, com todos os seus desafios e dificuldades. É um apelo à esperança e ao testemunho. Não devo viver temeroso e angustiado. É Deus quem conduz a minha vida. Confiante e colaborando com Ele, devo ser semeador de esperança na história.

3. O que digo a Deus
- Partindo do que senti, dirijo-me a Deus, orando (de preferência com palavras minhas).
Senhor, tantas vezes me deixo perturbar pela incerteza do futuro. O que vai ser do mundo, do país, da família, dos amigos… de mim? Tantas dúvidas que só alimentam angústia, medos e insegurança. Mas Tu apelas à minha confiança, a não me dispersar com o amanhã, mas a viver plenamente o presente.
Quantas energias gastas, Senhor, com aquilo que não chega a acontecer!? E quanto bem desperdiçado por não prestar atenção às necessidades daqueles que me rodeiam!?
Também me distraio de Ti, iludido por vozes que prometem felicidades baratas. Esqueço que estás a meu lado, a enfrentar cada situação comigo. Por isso, aproveito este momento para recordar, reconhecer e agradecer cada um desses instantes.

4. O que a Palavra faz em mim
- Contemplo Deus, saboreando e agradecendo.
Senhor, é conTigo que quero viver meu presente e o futuro. ConTigo, nada temo. Confio. Louvo. Contemplo e adoro.
Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, comprometo-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.

- Confio mais do que temo?
- Transmito confiança ou insegurança junto dos outros?
- Sou uma pessoa perseverante? Em quê, para quê e por quem?
- Mesmo nas dificuldades ou provações, testemunho a minha pertença a Cristo?

“Nada estará perdido enquanto estivermos à procura.” (Santo Agostinho)

UM DESAFIO
Pedir ao Espírito Santo a graça de viver o dia de hoje na confiança e perseverança.

Um dia, será o fim. Quando? Como?
Não saber do amanhã angustia o hoje.

Ao “quando” preferes não responder
pois para Ti, Deus, conta mais o antes
o que falta acontecer… aqui… agora…

O hoje dirá ao amanhã como tudo será.
Porque só o amor pode ficar do que passa.
É tempo de testemunhar, caminhando.
Darás língua e sabedoria, pés e caminho.

Não temerei extraviar-me. Prometeste:
Nenhum cabelo da cabeça se perderá.
Sei que, perseverando, me salvarás.

Francesca Battistelli – Defender

Podcast: