Instituições nos Ministérios de Leitor e de Acólito na Guarda
No passado dia 9 de novembro, no Seminário da Guarda, o “coração da Diocese”, acolheu com grande júbilo as instituições nos ministérios de Acólito e Leitor, dos nossos seminaristas, Ricardo Bernardes e Francisco Coimbra, respetivamente, numa celebração da Eucaristia presidida por D. Manuel da Rocha Felício.
Ricardo Bernardes, que frequenta o 6º ano, oriundo do Brasil, e “filho adotivo” de Manteigas, foi instituído Acólito, firmando, assim, mais um passo na sua caminhada em direção ao sacerdócio no que respeita ao serviço do altar.
Francisco Coimbra, aluno do 5º ano, oriundo da Paróquia de S. José (Covilhã), recebeu a instituição de Leitor, constituindo um marco na sua jornada de configuração com o Senhor e com a Sua Palavra.
Indo ao encontro da temática da Semana dos Seminários ─ “Que posso eu esperar?” ─, o Prelado egitaniense exortou os presentes, questionando: “O que pode esperar um candidato ao ministério sacerdotal que entra no Seminário? Não é uma carreira profissional, não é uma carreira eclesiástica, não é uma importância económica (…). É prestar um serviço de qualidade, aquele que se ajusta à Pessoa de Jesus, que veio para servir e não para ser servido.”
Desta forma, assinalou-se também o encerramento da Semana de Oração pelos Seminários. Na celebração festiva marcaram presença os nossos seminaristas, pré-seminaristas, bem como os seus familiares e amigos, criando assim um clima festivo, brilhando como um sinal de Esperança e Vida para todos nós.
- Visualizações: 32