Refugiados ─ Dos desafios às respostas

No último dia 14, a nossa comunidade recebeu a Dr.ª Helena Pina-Vaz, diretora do Colégio Luso-Internacional de Braga, para uma tertúlia com a temática: “Refugiados – Dos desafios às respostas”. No seguimento das exortações feitas pelo Santo Padre o Papa Francisco, no sentido do acolhimento e da hospitalidade fraterna aos refugiados, a Dr.ª Helena fez uma rica partilha de sua experiência pessoal, onde atua na linha de frente na inclusão e no acolhimento de refugiados em Braga.

Na Igreja, a Drª Helena encoraja a estarmos atentos aos apelos do Papa do Papa Francisco e a termos iniciativas que minimizem os entraves burocráticos que tantas vezes são empecilhos para que a caridade possa socorrer a tempo as necessidades dos irmãos que se encontram em situação de dificuldade. Para ela, todos podem contribuir de alguma forma nesta missão: “Nenhuma desculpa é boa para não se fazer nada” e acrescenta: “Jesus é o ‘guia’ por excelência nesta missão! As pessoas, sobretudo os refugiados, têm esperança na Igreja, e todos precisamos de ser um pouco mais Jesus!”

Inspirados pelo belo Testemunho da Drª Helena, seguimos impelidos pelo Espírito Santo a darmos mais de nós nesta nobre causa de devolver a dignidade àqueles irmãos que mais necessitam, e que por vezes padecem pela crise da hospitalidade e da ostracização. Como Igreja e em Igreja, queremos ser sinal de esperança para aqueles que esperam ver em nós o acolhimento misericordioso e amoroso do próprio Cristo.