Celebração do início de ano formativo 2024-2025 com a Eucaristia do Espírito Santo e a Investidura das Alvas

No passado dia 3 de outubro, ocorreu a anual Eucaristia votiva ao Divino Espírito Santo com a presença do bispo moderador D. Nuno Almeida, bispo de Bragança-Miranda.

A Eucaristia votiva ao Divino Espírito Santo, presidida pelo bispo D. Nuno Almeida, bispo moderador deste ano 2024/2025, marcou o início do novo ano de Seminário Interdiocesano de São José, pedindo os dons do Espírito Santo para este novo ano letivo.

Na sua homilia, D. Nuno Almeida refletiu com os seminaristas que

"o Evangelho diz-nos que Jesus não é um missionário isolado, não quer cumprir sozinho a sua missão, mas envolve os seus discípulos. Vemos que além dos Doze Apóstolos, ele chama outros setenta e dois e os manda aos povoados, dois a dois, para anunciar que o Reino de Deus está próximo. Jesus não quer agir sozinho. Ele veio trazer ao mundo o amor de Deus e quer difundi-lo com o estilo de comunhão e fraternidade. Por isso, forma imediatamente uma comunidade de discípulos, que é uma comunidade sinodal e missionária".

Tendo como pano de fundo a Palavra do dia e os conflitos que se vivem na sociedade, exortou os presentes:

Que este novo ano seja ocasião renovada para cultivarmos a capacidade de: conviver e integrar-se em comunidade; assumir responsabilidades e desenvolver o espírito de iniciativa; trabalhar em equipa sabendo dar e receber ajuda; reconhecer a necessidade do outro e de ser solidário; valorizar o trabalho dos outros; escutar atentamente os outros. Por outro lado, há que superar entraves graves à experiência fraterna e comunitária, tais como: atitudes individualistas e narcisistas; comportamentos de isolamento; busca de promoção pessoal; competição; tendência pelo luxo, pela mordomia e aburguesamento; crítica negativa “intriga eclesiástica” e a submissão por conveniência.

Nesta celebração, ocorreu ainda a «Investidura das alvas», o momento em que se deram as boas-vindas aos seminaristas do primeiro ano, depois de terminarem o seu ano de propedêutico (2023/2024). Foram, assim, investidos os seminaristas (pela ordem da fotografia abaixo): Francisco Pereira, de Lamego; Tiago Gonçalves, da Guarda; Rúben Martinho, de Bragança-Miranda; Gonçalo Carvalho, da Guarda; Carlos Almeida, de Lamego.

espirito santo 2425 3

Por esta ocasião, foi também oportuna uma reunião do bispo moderador ou "de turno" no acompanhamento do Seminário Interdiocesano com os elementos da equipa formadora, para partilha de informação sobre o plano formativo do Seminário Interdiocesano.