Formação complementar da Configuração II em Pastoral Prenitenciária

«“Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos? E quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?” E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: “Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes”» (Mt 25, 37-40).

No passado dia 29 de novembro, a etapa da Configuração II teve a oportunidade de ter um momento de formação complementar com o Pe. João Miguel Torres Campos, responsável pela assistência aos Estabelecimentos Prisionais de Braga e Guimarães, em Priscos onde é pároco.

Este encontro foi deveras importante para despertar a sensibilidade para o tema da pastoral penitenciária, muitas vezes um tema periférico na vida da Igreja. De facto, a partilha de algumas experiências de acompanhamento, que o Pe. João realiza em todo aquele ambiente, manifestam o horizonte humanista e evangélico, que deve estar subjacente a todo o possível contacto com a realidade prisional, através do acolhimento e da possibilidade de tempo e espaço para a transformação e conversão.

Resta-nos agradecer a disponibilidade e o acolhimento que o Pe. João teve para connosco, entregando, também nas nossas orações, todo o seu trabalho e todas as vidas que estão envolvidas nesta realidade.

Na paróquia de Priscos, apresenta-se o Maior Presépio ao Vivo da Europa. Visite-o!

presepio vivo priscos