Configuração I realizou formação complementar com o Dia Arquidiocesano do Catequista

No dia 23 de setembro, a etapa da Configuração I, juntamente com o seu formador, participou no Dia Arquidiocesano do Catequista. Este foi o primeiro momento de formação da etapa e decorreu no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.

Da parte da manhã, iniciámos a nossa formação com um momento de oração presidido por Sua Ex.a Rev.ma D. Delfim Gomes, Bispo Auxiliar de Braga. De seguida, tivemos a oportunidade de refletir sobre a importância do ministério do Catequista, este que é chamado a ser uma ponte, tendo sempre presente que deve ajudar cada catequizando a ter uma relação de encontro com Jesus Cristo. Devido à exigência desta missão, também nos foi possível refletir sobre uma temática tão atual na nossa sociedade como são os abusos. Desta forma, foram-nos fornecidos conselhos práticos sobre como promover uma salutar relação com os catequizandos.

Da parte da tarde, tivemos a oportunidade de participar em três momentos que versavam sobre a cultura do cuidado. Assim, adentrando pelas dinâmicas que nos foram propostas, focámos a nossa atenção no “Cuidar do encontro da Catequese”, onde aprofundámos sobre toda a estruturação de uma sessão de catequese e os seus pressupostos. De igual forma, meditámos sobre o tema “Cuidar da Igreja” onde refletimos sobre a necessidade da comunhão na Igreja. Por fim, também nos foi permitido focar no tema “Cuidar da Família”.

Resta-nos assim agradecer ao Departamento Arquidiocesano para a Catequese por este momento de formação tão bem preparado e que decerto nos será deveras útil para um melhor desempenho desta missão de evangelizar.