Doutrina Social da Igreja à mesa, entre a formação e a pastoral

configuracaoII formacao complementar maio2023(Clicar para aumentar)No passado dia 29 de maio, os seminaristas da etapa da Configuração II confraternizaram com o seu formador e o Doutor José Carlos Miranda, que convidámos para o almoço na sequência de um semestre de formação sobre Doutrina Social da Igreja. O propósito deste encontro à mesa foi, para além da confraternização, a partilha de uma síntese de tudo o que aprendemos no sentido de o levarmos à prática pastoral, já que a Igreja, ao longo dos tempos e a partir do contacto com a sociedade, tem vindo a deixar-nos um património grandioso que, por vezes, é difícil de levar à prática no anúncio profético dos valores do Evangelho.

Entre a fundamentação ética, antropológica e teológica e os assuntos mais prementes da chamada "questão social", como a economia, o trabalho, o direito à educação e à vida, etc., cada començal pôde expôr a dimensão que mais lhe suscitava interesse nesta que é a hora de finalizar os estudos académicos e a formação inicial para o sacerdócio ministerial e passar à etapa da pastoral ou da síntese vocaiconal.

Deixamos aqui expressa a nossa gratidão ao Doutor Miranda, por nos ter ajudado a mergulhar em assuntos que ajudarão a dignificar a nossa futura missão no que toca à defesa da vida em coerência com o Evangelho.