Celibato hoje: a sexualidade em chave pascal

prop discipulado formacao fatima maio2023(Clicar para aumentar)Entre os dias 19 e 21 de maio, os seminaristas das etapas do propedêutico e discipulado participaram numa formação humana sobre «Celibato hoje ─ Entrega fiel a Deus e a vocação sacerdotal», orientada pela Irmã Ângela de Fátima Coelho, da Congregação Aliança de Santa Maria.

Dispondo do exemplo de vida do padre espanhol Pablo Domingues, criou-se uma perspetiva de como pode um clérigo ter uma vida totalmente organizada interiormente e, também, exteriormente para se dedicar àqueles que o rodeiam, a ter uma boa vida afetuosa e produtiva no campo da espiritualidade.

A formação cifrou-se na centralidade de Cristo, na vida do sacerdote ou consagrado, onde se situa a importância de viver o amor a Deus diariamente, na Eucaristia, para com Ele sermos alimentados e termos a graça de O partilhar com todos os outros. Abordaram-se as questões antropológicas do celibato no caminho para o sacerdócio ministerial, o que às vezes, nos dias atuais, poderá ressoar a tabu, e como pode o seminarista encarar e viver uma vida casta e santa de cordo com o que a Igreja defende e lhe pede. Resumiu-se a formação aos critérios e tarefas para o celibato, ou seja, princípios sólidos com uma vida organizada através da teologia, antropologia, espiritualidade e cultura, que podem transformar a pessoa vocacionada.

No dia de Domingo do Senhor, os seminaristas ainda tiveram a oportunidade de acolitar na celebração Eucarística das 11h, no Santuário de Fátima, celebração esta que foi presidida por S.a Ex.a Rev.ma D. Joaquim Augusto da Silva, concelebrada por S.a Ex.a Rev.ma D. Américo Aguiar e por mais sacerdotes ali no local onde a Virgem Santíssima se fizera aparecer.

Fica o eterno agradecimento pela generosidade e pela fraternidade com a qual os seminaristas juntamente com o seu formador foram recebidos pela comunidade das Irmãs de São José de Cluny.