Retiro para o Leitorado: A Palavra por alimento, caminho e vida

retiro leitorado maio2023Entre 12 e 14 de maio, alguns dos seminaristas do Seminário Interdiocesano de São José foram até ao Seminário da Guarda para três dias de retiro de preparação para a celebração e a vivência do ministério do Leitorado. Orientado pelo Padre Serafim Reis, diretor espiritual da comunidade do Interdiocesano, o encontro teve como linhas orientadoras o episódio dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35).

Este foi um tempo favorável e apropriado para deixarmos que Deus fale no silêncio e, assim, podermos mergulhar na fonte que é a Palavra de Deus, procurando nela a água que nos sacia a nossa fome e a nossa sede, e fortalecidos por este alimento possamos passar de uma atitude de fuga e de medo (Lc 24, 13-16) a uma atitude de confiança e de fé (Lc 24, 17-27), para partirmos em missão (Lc 24, 33-35).