Dia por Dioceses

Na tarde do dia 30 de outubro, a comunidade do Seminário Interdiocesano de S. José em Braga, experenciou a vivência por dioceses. Foi um momento muito profícuo, para evidenciar o sentimento de pertença a uma Igreja particular, e também um alento no itinerário vocacional. Cada diocese escolheu diferentes sítios para a sua convivência e estreitar de laços diocesanos.

20191030 bragancamirandaO destino escolhido para os seminaristas da diocese Bragança-Miranda foi Esposende, a cidade natal do sr. Padre José António. Nessa saída, os seminaristas foram conhecer a paróquia em que o sr. Padre José começou a sua caminhada na fé com explicações do próprio acerca da história e caraterísticas da bela igreja dessa paróquia. Visitaram, também, o complexo paroquial onde se reuniram para fazer uma análise da caminhada em seminário e expor dificuldades ou ideias que tenham surgido até à data. Tiveram ainda a alegria de poder receber dois presbíteros da sua diocese. Foram eles o sr. Padre Jorge Miguel, recém ordenado e antigo seminarista do nosso seminário interdiosesano e o sr. Padre Manuel Rodrigues. De seguida, foram lanchar. Celebraram Eucaristia na igreja da Santa Casa da Misericórdia, seguida de vésperas. Já ao entardecer, passearam um pouco pelas ruas da cidade e junto à Foz. Findado o dia, regressaram ao seminário, alegres e com mais força para continuar esta caminhada em união e confraternidade.

20191030 guardaOs seminaristas da Diocese da Guarda, juntamente com o sr. Padre Serafim, foram peregrinar ao Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, local de grande e profunda devoção à Mãe de Deus. Após um momento de partilha, participaram na oração do terço, e em seguida na Santa Missa, presidida pelo sr. Reitor do Santuário, Padre Delfim Coelho, e concelebrada pelo sr. Padre Serafim. Ao final do dia, depois de uma merenda reforçada, retornaram à sua comunidade interdiocesana e encerraram a convivência com um fraterno jantar. Que Nossa Senhora do Sameiro interceda sempre, por todas as vocações!

20191030 lamegoOs seminaristas da Diocese de Lamego, orientados pelo sr. Padre Bráulio, formador da mesma, reuniram-se no Centro Espírito Santo e Missão, na freguesia de Silva (Barcelos, Braga), para avaliarem a presença quer individual quer comunitária no Seminário Interdiocesano de São José. O programa começou com a recitação da Hora Intermédia da Liturgia das Horas, seguida do tempo para a avaliação. A meio da tarde, foi feita uma pausa para o lanche à qual se seguiu a programação da actividade vocacional do pré-seminário a realizar de 15 a 17 de Novembro. Por fim, foi celebrada a Eucaristia com a qual se encerrou o encontro.

20191030 viseu

Os seminaristas de Viseu, acompanhados pelo formador da mesma diocese, sr. Cónego António Jorge, foram a São Clemente de Sande, conhecer a casa onde nasceu a comunidade religiosa das irmãs da Divina Providência e Sagrada Família que durante muitos anos amou e serviu os Seminários de Viseu. Durante um simpático lanche preparado pelas irmãs, perspetivaram a sua participação numa ação vocacional que se realizará na respetiva diocese no fim-de-semana 16-17 de novembro. Após o lanche, visitaram a sala tumular onde se encontram sepultados os fundadores da congregação, o Cónego Adão Faria e a Irmã Rosa Campos. Neste espaço, rezaram em conjunto por interceção daquele fundador servo de Deus, onde cada um pôde colocar as suas intenções particulares.  De seguida, foi celebrada a Eucaristia, onde foram lembradas as irmãs que estiveram em Viseu e se refletiu no caráter diocesano desta Congregação, que tudo deixa e, à semelhança do seu fundador, se entrega totalmente à Divina Providência. Por fim, visitou-se ainda o quarto e a biblioteca do cónego Adão onde se pode confirmar que com tão pouco se pode fazer muito, como se viu ao recordar a história da Congregação.

Escrito por:

Gonçalo Fernandes (Bragança)