Configuração I recebeu formação complementar sobre fraternidade sacerdotal em Esposende

esposende fomacao config1No passado dia 22 de abril, o Pe. Delfim Fernandes e o Pe. Rui Neiva, da Arquidiocese de Braga, receberam na sua residência paroquial de Esposende os seminaristas da etapa da Configuração I do Seminário Interdiocesano de S. José, no âmbito da sua formação complementar acerca da fraternidade sacerdotal, acompanhados pelo seu formador, o Pe. José António Machado, visto aqueles padres estarem a viver juntos e a exercer o ministério numa unidade pastoral.

Aqueles reverendos começaram por apresentar as paróquias a eles confiadas e os seus métodos de trabalho, dando o seu testemunho desta vivência pastoral em que se notou uma total confiança e facilidade de comunicação que têm um em relação ao outro, transmitindo grande alegria e espírito de equipa.

De seguida, apresentaram as vantagens de uma unidade pastoral com as seguintes caraterísticas: a ajuda mútua, nunca estar só, tomada de decisões em conjunto. Contudo, também apresentaram dificuldades e partilharam os fatores que são mais difíceis de mudar, como a mentalidade das pessoas, que ao longo dos tempos se vai tentando evangelizar. Importante é a unanimidade com que se apresentam nas celebrações da Eucaristia, a partir das quais as pessoas dão conta que lhes estão confiados dois párocos, que se vão revezando na presidência, apesar das pessoas terem estado habituadas a esperar sempre o mesmo pároco.

Por fim, os párocos apresentaram-nos a residência paroquial, que está preparada para acolher mais sacerdotes que venham para servir nesta realidade pastoral. A formação complementar terminou com o almoço de convívio com os respetivos párocos.