Instituição no ministério de Leitores de Alexandre Ribeiro e Tiago Rio em Viseu

instituicao leitores alexandre rio 1(Clicar para ampliar)No domingo 30 de abril, a Catedral de Viseu encheu-se de júbilo e de alegria ao celebrar-se o Domingo Bom Pastor e a instituição no ministério de Leitor de dois dos nossos seminaristas de Viseu: o Alexandre Ribeiro, a frequentar o 6º ano da formação nas disciplinas ministeriais, e o Tiago Rio, no 4º ano do Mestrado Integrado em Teologia. D. António Luciano convidou a assembleia reunida de volta do mesmo altar a meditar na importância de alimentar a vida espiritual com a Palavra de Deus, sendo que esta nos ajuda a centrarmos a nossa vida em Jesus Cristo, o Bom Pastor que nos concede a verdadeira liberdade e a verdadeira esperança. Referindo-se aos dois seminaristas que receberam o ministério de leitor, o nosso Bispo convidou-nos a refletir que este é “um momento de grande dimensão vocacional para as suas vidas, um dom inestimável para a nossa querida Igreja de Viseu. São para nós um sinal de grande esperança e confiança diante de Deus e dos homens”.

No momento em que o nosso Bispo entregou a Sagrada Escritura ao Alexandre e ao Tiago, pudemos contemplar nos seus rostos a alegria de darem mais um passo rumo ao sacerdócio ministerial, agora como leitores em que são convidados a “ler a Palavra de Deus na assembleia litúrgica, a educar na fé as crianças e os adultos, a prepará-los para receberem dignamente os Sacramentos, e a anunciar a Boa Nova da salvação aos homens que ainda a não conhecem”.Neste passo tão importante, os nossos dois seminaristas foram acompanhados pela sua família, pelos seus amigos e por todos aqueles que se quiseram associar à sua instituição.Resta-nos agradecer ao Bom Pastor o dom da entrega da vida do Tiago e do Alexandre, pedindo que eles possam ser testemunhas da relação de amor que Deus tem para com cada um de nós e que através do contacto com a palavra de Deus, possam continuamente espelhar no seu quotidiano este Deus que é a Porta que “guarda verdadeiramente o seu rebanho, cuida dele, alimenta-o e leva-o a pastagens verdejantes, guarda-o e vigiando faz com que descanse em prados verdejantes”.

A função própria dos que são instituídos no ministério de Leitor é, não só proclamar bem a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas, mas suprir todas as necessidades com a animação e acompanhamento da assembleia, mesmo na ausência dos presbíteros. Alargando os horizontes do serviço eclesial que lhes é confiado para além das celebrações da Liturgia, que é “cume e fonte”, podem preparar os fiéis para uma receção frutuosa dos sacramentos, ajudar na organização da liturgia da Palavra, assegurar a formação dos leitores. Este ministério pode ser conferido a quem se disponibiliza para colaborar na organização das atividades da evangelização. Implica um chamamento, feito a leigos, diante das grandes necessidades na missão da Igreja, acolhido como carisma eclesial e de uma forma estável, para os leigos ─ homens ou mulheres ─ mesmo fora do caminho de consagração presbiteral (cf. CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA, Ministérios Laicais para uma Igreja Ministerial).

instituicao leitores alexandre rio 2

instituicao leitores alexandre rio 3