Passeio da Etapa da Configuração

20191018 configuracao1No passado dia 18 de outubro, os seminaristas da etapa da “Configuração”, juntamente com o seu formador, o padre José António, elevaram a sua cultura, fortaleceram a sua união e alimentaram a sua fé, deslocando-se a Real, freguesia de Braga, onde o senhor Cónego Hermenegildo Faria os recebeu na casa paroquial de São Jerónimo de Real. Aí puderam ver a escola de música sacra, os lugares de catequese, e o recente espaço de oração feito no local de uma fonte do tempo do arcebispo D. Diogo de Sousa, que ainda mana água com abundância. Neste lugar, aquele senhor Cónego, através dos ensinamentos da vida dos quatro arcebispos santos, a saber, São Martinho de Dume (+579), São Frutuoso (+665), São Geraldo (+1108) e São Bartolomeu dos Mártires (+1590), fez uma oração.

Seguiu-se a visita à igreja paroquial, que outrora fora um mosteiro de Franciscanos, sendo que esta foi construída junto à capela de São Salvador de Montélios, de estilo pré-românico/bizantino, tendo-se iníciado a sua construção na segunda metade do século VII, com a finalidade de ser aí sepultura do Bispo Frutuoso, prelado de Braga e de Dume.

20191018 configuracao2Posteriormente foram à freguesia de Dume, onde puderam admirar o túmulo deste grande bispo o "apóstolo dos suevos" e as ruinas arqueológicas da outrora Basílica de Dume, um antigo mosteiro fundado pelo mesmo Martinho de Dume no século VI d.C., durante os anos de 550 a 560. Hoje, é o Núcleo Museológico de São Martinho de Dume. Edificados com o testemunho deste grande santo, que pode ser considerado o maior responsável pela superação do arianismo prevalecendo o catolicismo, e por nominar os dias da semana segundo a terminologia eclesiástica como ainda hoje conhecemos.

Por fim, celebraram Eucaristia na atual igreja que substituiu o antigo complexo. Na Eucaristia, o padre José António propôs aos seminaristas, São Lucas, o evangelista que se celebrava nesse dia, como patrono desta etapa da Configuração, pelo seu esmero em mostrar a misericórdia de Deus e o seu perdão aos pecadores que se convertem de coração, sendo considerado o mais erudito de todos os evangelistas, como aquele que dá mais destaque à infância de Jesus e à Santíssima Virgem Maria.

20191018 configuracao3

20191018 configuracao4