(In)vestidos de Cristo. Início do ano formativo

InvestiduraAlva 2022(Clicar para aumentar) No passado dia 22 de setembro, a comunidade do Seminário Interdiocesano de São José deu início ao novo ano formativo com a celebração ao Espirito Santo e investidura da alva dos novos elementos que entraram para a etapa do Discipulado. A celebração foi presidida por D. António Couto, Bispo de Lamego, bispo que nos acompanha mais de perto neste ano formativo.

D. António Couto deslocou-se no passado dia 22 de setembro ao Seminário Interdiocesano de São José - Braga, para dar início ao ano formativo 2022/2023. Em clima familiar, com toda a comunidade do Seminário, o Bispo de Lamego presidiu à celebração invocanco o Espirito Santo e pediu a docilidade «às suas inspirações, para apreciarmos retamente todas as coisas e gozarmos sempre da sua consolação» [Oração Coleta, Missal Romano, 3ªed sem canto,1115], ao longo deste novo ano de estudos, de seguimento e de configuração com Cristo, Bom Pastor.

Na sua homilia, e partindo do Livro do Eclesiastes, o presidente da celebração alertou para que não se caia na ociosidade da vida, mas se vá à procura de Cristo Jesus e não fique apenas com aquilo que se ouve falar à semelhança do tetrarca Herodes que ouviu tudo o que Jesus fazia e andando perplexo procurava vê-l'O e questioná-l'O (cf. Lc 9, 7-9).

Na mesma celebração, realizou-se também a investidura da alva aos três novos elementos que integram a etapa do Discipulado na comunidade do Seminário Interdiocesano de São José: Filipe Jácome (Diocese de Lamego), Joel Loureiro (Diocese de Viseu) e Leonaldo Jaime (Diocese de Bragança-Miranda). A investidura da alva é um rito onde os investidos se comprometem a viver o serviço nas celebrações sagradas de tal modo que a sua vida seja cada vez mais revestida de Cristo, o Bom Pastor, e os seus corações se tornem fecundos «com a aspersão íntima do orvalho» do Espírito Santo [Oração Depois da Comunhão, Missal Romano, 3ªed sem canto,1116].

investidura alva 20221

investidura alva 20222