Abertura Solene do Ano

10out2019 missaDom António José da Rocha Couto esteve presente e presidiu à solene Eucaristia, dedicada ao Espírito Santo, com a qual se abriu solenemente o novo ano de 2019/2020 no Seminário Interdiocesano. Foi na passada quinta-feira, dia 10 de Outubro, que o Seminário Interdiocesano viveu formalmente a abertura do novo ano de 2019/2020, o qual podemos afirmar, já ter começado desde a entrada dos seminaristas em meados do mês de Setembro.

Foi com uma solene Eucaristia com Vésperas, dedicada ao Espírito Santo, começada pelas 18:30 horas, presidida por sua excelência D. António José da Rocha Couto, Bispo de Lamego, que se quis abrir as hostilidades de um novo ano que esperamos seja fecundado e “orientado pelo mesmo Espírito”, dizia o prelado.

Tomaram parte no evento o pró-vigário geral de Lamego, padre João Morgado, o padre Álvaro Balsas, a equipa formadora do Seminário e os seminaristas.

Dizia o prelado, na homilia, comentado as leituras do dia e relacionando-as com o que deve de ser a vida em seminário, “o Senhor dará certamente o Espírito Santo àqueles que Lho pedem, contudo da nossa parte não podemos deixar que o Senhor se vá embora e se Ele for embora nós temos de ir atrás d´Ele”, deixando desta forma expressa a firmeza de perseverança que os seminaristas devem de ter na sua caminhada vocacional. Já no términus da homilia deixava algumas recomendações de fundo, sublinhando a importância da oração e do trabalho para atingir o sucesso nos objetivos que nos pretendemos trilhar como comunidade de Seminário.   

10out2019 refeicaoO dia terminou à volta da mesa do refeitório com um jantar de festa, onde no final o senhor reitor, padre António Jorge Almeida, agradecia a presença de todos, especialmente a do senhor bispo, D. António Couto que irá ter o encargo de presidir ao Seminário Interdiocesano durante este ano.