Olhar para Cristo Bom Pastor - Admissão de Ricardo Bernardes entre os candidatos às Ordens Sacras

admissao-ricardo-bernardes

No passado dia 10 de maio, a comunidade o Seminário Interdiocesano alegrou-se com a admissão entre os candidatos às ordens sacras de Ricardo Bernardes, seminarista do 3º ano, da diocese da Guarda. Nesta celebração, o Ricardo professou de forma pública o “propósito de vir a receber a sagrada Ordem” (preliminares do rito de Admissão entre os candidatos às ordens sacras,97), passando depois da celebração a ser considerado candidato à ordenação diaconal/presbiteral.

O propósito do Ricardo, manifestado perante a comunidade do seminário, foi aceite nesta celebração por S. Ex.a Rev.ma D. Manuel Felício, Bispo da diocese da Guarda, que na qualidade de celebrante principal orientou a celebração.

Na homilia, o prelado exortou a comunidade a ter sempre como referência Cristo Bom Pastor, pois este quadro define qual há de ser o exercício do ministério que o Senhor nos quer entregar, que nós queremos acolher e para nos prepararmos da melhor maneira para que ele seja acolhido.

Instigando à confiança, D. Manuel afirmou o papel do Seminário na preparação e motivação para a gestão de situações de crise, semelhantes às da comunidade da Igreja nascente, relatadas na liturgia da Palavra as quais se resolvem através do discernimento, da relação com Deus, da oração e do diálogo com os irmãos na fé, sempre iluminados pelo Espírito Santo.

Incentivando o candidato, o prelado realçou o desejo do Ricardo de ser admitido à preparação para receber as Ordens Sacras, destacando a importância deste passo, tanto na caminhada do próprio, como na própria comunidade do Seminário, como para a comunidade cristã, que espera o serviço dos pastores, salientando que este caminho se faz  todos juntos, caminhando na mesma direção, seguindo as iluminações do Espírito Santo, no caminho do discipulado configurado sempre com Cristo Bom Pastor.

Neste passo importante e significativo do itinerário vocacional do Ricardo Bernardes, acompanhou-o também o pároco de Manteigas, da Diocese da Guarda, o Pe. Francisco Mata, que acolhe e acompanha o candidato nos termpos de férias.