«Eu te consagrei e te constituí profeta das nações» - Instituição de Eduardo Abrantes no minisério de Leitor

leitorado-eduardo 1
leitorado-eduardo 2
leitorado-eduardo 3
leitorado-eduardo 4
leitorado-eduardo 5

Aconteceu, no passado dia 07 de maio, na igreja matriz de Sátão (Diocese de Viseu), a instituição no ministério de Leitor a caminho da ordenação presbiteral o seminarista Eduardo Abrantes, da Paróquia de Cunha Baixa – Mangualde, que frequenta as disciplinas ministeriais do 6º ano no Seminário Interdiocesano de São José, em Braga. Inserida na Vigília de Oração pelas Vocações, a Instituição ao Ministério de Leitor do Eduardo foi um momento muito significativo, não só para o instituído que demostra mais uma vez a vontade de dizer ‘sim’ ao chamamento do Deus «na vocação ao sacerdote ordenado, instrumento de paz e misericórdia de Cristo» (Papa Francisco, Mensagem para o 59º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, 2022), mas também para os seus familiares, pároco, amigos, colegas e comunidade que vêm e testemunham este passo muito significativo no caminho de discernimento vocacional do Eduardo que procura sobretudo realizar o sonho de Deus na sua vida, neste caso, no serviço à Igreja através do Sacerdócio ministerial.

Na homilia, D. António Luciano, que presidiu a esta celebração, realçou a importância do dom de Deus em cada um de nós, onde também somos chamados e enviados dois a dois a dinamizar a ação vocacional e pastoral das comunidades. Dirigindo-se de modo especial ao instituído, o bispo diocesano realçou a passagem do profeta Jeremias ─ «Antes de te haver formado no ventre materno, Eu já te conhecia: antes que saísses do seio de tua mãe, Eu te consagrei e te constituí profeta das nações» (Jr 1,5) ─ para que este tenha bem presente o Amor de Deus que o chama independente das suas fragilidades e limitações ─ « “Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, pois ainda sou um jovem”. Mas o Senhor replicou-me: “Não digas: ‘Sou um jovem’. Pois irás aonde Eu te enviar e dirás tudo o que Eu te mandar. Não terás medo diante deles, pois Eu estou contigo”» (Jr 1, 6-8).