Seminaristas da Configuração I fazem formação sobre a "ministerialidade da Igreja"

formacao compl conf1abril2022Foi no dia 26 de março que o Rev. Pe. José Manuel Pereira Ribeiro Gomes, da Diocese de Bragança-Miranda, visitou o nosso Seminário Interdiocesano com o objetivo de versar sobre a dimensão ministerial da Igreja. No decorrer da exposição, o ex-Oficial na Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, explicou que a ministerialidade é uma presença transformadora da Igreja a todos os níveis e em todas as dimensões da sociedade. Vai mais além dos confins da Igreja, à sociedade geral, onde os cristãos vivem e expressam a sua fé no trabalho diário.

Este formador convidado refere os movimentos que geraram novos ministérios, que tem a “Ministeria Quaedam” como porta para os vários ministérios na Igreja. Expressa que usar o “nós” em vez de “vós” na celebração é um erro teológico que se comete e mostra também que a ministerialidade requer complementaridade e colaboração onde faz parte também a sinodalidade. Esta mesma ministerialidade é baseada numa clara compreensão da Igreja e uma prática identificável.

Para o atual responsável pela Comissão Diocesana de Arte Sacra e Bens Culturais da Igreja de Bragança-Miranda, devemos estar abertos para a diversidade de movimentos e carismas, sendo chamados a olhar para a Igreja como sendo, ela própria, Sacramento, manifestando-se na sua própria ministerialidade, sendo esta a presença transformadora da Igreja, onde cada um de nós, pelo Batismo é desafiado a colaborar e a complementar.