Seguir o caminho do Senhor sempre, sem qualquer hesitação

admissao tiago samuel1

No passado dia 18 de janeiro a comunidade do seminário, alegrou-se com a admissão entre os os candidatos às ordens sacras de Tiago Samuel Fonseca, seminarista do 3º ano, da diocese de Lamego. Nesta celebração, em que o candidato manifesta perante o bispo a sua vontade de se doar ao serviço de Deus e da Igreja, o Tiago Samuel fez este propósito perante a comunidade do Seminário e na presença do bispo de Lamego, D. António Couto. Na homilia, o prelado exortou aos presentes a “seguir o caminho do Senhor sempre sem qualquer hesitação!”, convidando os seminaristas, à semelhança dos discípulos, a abrir caminhos novos, bons, belos e sólidos, pelos quais o Senhor possa passar e chegar a todos.

Convidando os presentes a “andar ao sabor da palavra de Deus”, D. António Couto incentivou-os a “levar ao mundo os critérios de Deus, aprendendo a ver da maneira de Deus, sob a lente da Sua palavra”. O prelado terminou por alertar a comunidade para o perigo de andar à procura de lugares, pois estes podem ser preenchidos, mas sem Deus na nossa vida, estes continuam vazios. Para que tal não aconteça, o prelado destacou a importância de deixar que seja Deus que nos conduza, pois, “andando ao sabor da palavra de Deus, somos conduzidos por caminhos novos, seguindo os Seus passos.”

Neste rito em que a Igreja aceita a doação e os propósitos do candidato, esta escolhe-o e chama-o a fim de se preparar para mais tarde receber as ordens sacras do diaconado e do presbiterado.

A comunidade do Seminário Interdiocesano de São José deseja ao Tiago Samuel que se mantenha firme neste propósito de doação ao Senhor e à Igreja, permanecendo fiel à Palavra de Deus, seguindo o Seu caminho sem qualquer hesitação.

admissao tiago samuel2