Abertura solene do ano

abertura20212022 1No passado dia 30 de setembro, a comunidade alegrou-se com a visita de D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda, a propósito da abertura do ano no nosso Seminário Interdiocesano, vindo celebrar connosco a Eucaristia do Espírito Santo.

Neste dia em que se celebra S. Jerónimo, tradutor das Escrituras, a comunidade foi exortada a anunciar a Palavra de Deus, para que esta se torne mais viva no coração dos homens e, segundo o prelado, isso faz-se já a partir do Seminário, começando a anunciar a Palavra de Deus uns aos outros, com a própria vivência quotidiana.

Aproveitando o momento, D. José Cordeiro falou à comunidade do caminho da sinodalidade da Igreja, partindo das premissas escutar, discernir e participar.

Começando por escutar as Escrituras, Palavra de amor de Deus que nos fala, passando a discernir o que “o Espírito nos fala”, escutando-o também no outro; e participar, caminhando juntos e anunciando o Evangelho.

Para terminar, convidou cada membro da comunidade a recordar as suas experiências, voltando a lê-las de forma profunda para poder colher e compartilhar os frutos, e deste modo acreditar e amar a Igreja, serva e esposa de Jesus Cristo.

Depois da celebração, confraternizámos no jantar, contando com a presença agradável do Sr. Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e do seu bispo auxiliar, D. Nuno Almeida.

abertura20212022 2