A iluminação do Espírito pela pintura de Fernando Rosário

tertulia fernandorosario 2(Clicar para ampliar)No passado dia 21 de maio, a nossa comunidade teve a alegria de receber o pintor Fernando Rosário. Este pintor natural de Esposende, apresentando-se como “peregrino do sagrado”, mostrou o seu trabalho, que demonstrou ter a marca da arte realista, e falou da relação deste com a sua fé.

Começando por expor todo o processo de como foi feita a tela de Nossa Senhora Desatadora de Nós, o artista falou do modo como pinta, no qual afirma invocar o Espírito Santo, deixando que Ele faça daquela tela branca uma obra de arte.

O processo da pintura deste autor é como que uma oração, pois começa por pedir a inspiração do Espírito Santo e, segundo o pintor, é Este que dá a cor que inunda  a brancura da tela e que a ilumina, de modo que, no final, a obra completa não parece ser dele, mas de Deus, pois mesmo quando o processo não corre como imaginado, o pintor pede a inspiração divina e, quando se dá conta, surpreende-se a si próprio com o resplandecer da obra das suas mãos.

tertulia fernandorosario 4(Clicar para ampliar)

Num segundo momento, o artista falou da arte do retrato em que, sendo um processo mais moroso, não fica nunca de parte a beleza da inspiração divina, começando pelo conhecer a própria pessoa a ser retratada e, como sempre ao contemplar o trabalho final, o deslumbramento fica notório nos rostos dos retratados.

Num último momento, antes das questões por parte da comunidade, Fernando Rosário demonstrou-nos a pintura a natureza, realidade que está sempre pronta a pintar, qual dádiva do Criador, e, ao imortalizar esta, só tem que deixar correr o pincel na tela, pois o cenário está pronto, sem ser necessário alterar nada.

Agradecemos ao Mestre Fernando Rosário por nos ter mostrado como o trabalho com a inspiração divina se torna a mais bela obra de arte iluminada e colorida pelo Espírito Santo.

tertulia fernandorosario 1(Clicar para ampliar)

Blog do: http://fernandodorosario.blogspot.com

Facebook: https://www.facebook.com/pintor.rosario