A Identificação com Cristo

discipulado torresnovas maio21 2(Clicar para ampliar)A etapa do Discipulado deslocou-se no passado fim de semana, de 14 a 16 de maio de 2021, até ao centro do país, à cidade de Torres Novas, hospedando-se na casa de retiros das irmãs de S. José de Cluny. Lá se realizou a sua última formação complementar, de um conjunto de três, que foram programadas ao longo do presente ano letivo, no âmbito da dinâmica da sexualidade, apresentada pela irmã Ângela Coelho, mestra das noviças da Congregação Aliança de Santa Maria.

discipulado torresnovas maio21 3(Clicar para ampliar)A dimensão sexual foi o eixo principal sobre o qual se moveu toda a formação. O celibato e a castidade foram temas que foram sendo explorados e postos em cima da mesa como meios para chegarmos à identificação e configuração sacerdotal com Jesus. A disponibilidade derivada de uma vida célibe é um meio para criar muitas oportunidades e despertar muitos talentos que estão presentes em nós, e que nos fazem aproximar e cuidar dos outros.

Ao longo destes dias foi possível, também, ir e visitar, em cada dia, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Tendo tido tempo para rezarmos como peregrinos, junto dos peregrinos presentes no Santuário durante a semana das celebrações do 13 de maio.

Concluindo, agradecemos com delicado carinho às irmãs S. José de Cluny, pela sua hospitalidade ao longo de todo o fim de semana e a sua entrega na oração pelas vocações; agradecer, ainda, com especial carinho à irmã Ângela e à irmã Filipa da Aliança de Santa Maria, pela sua entrega e testemunho que nos passaram nesta formação. Acabamos por pedir ao Senhor, pela intercessão da Virgem Maria, para que esteja presente e derrame as suas bênçãos ao longo do nosso e do vosso caminho de vida de entrega a Ele e ao Reino.

discipulado torresnovas maio21 1