Instituição de um acólito em Seia

acolitado pontifice 2(Clicar para aumentar)

No passado domingo, dia 25 de abril, em Seia, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, da Comunidade Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, foi instituído ao ministério do acolitato, o candidato às Ordens Sacras, Fábio Pontífice, seminarista que aí inicia o seu estágio pastoral. Era a celebração do IV Domingo da Páscoa, em que também se celebra o Domingo do Bom Pastor, e o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. A celebração contou com a presença do Bispo diocesano, D. Manuel da Rocha Felício, do pároco P. Joaquim Pinheiro, bem como dos formadores do Seminário, familiares, seminaristas e dos fiéis daquela comunidade.

Na homilia, o Sr. Bispo recordou que o Acolitato é um ministério instituído e não ordenado, mas conferido de forma estável. Está estritamente ligado à Eucaristia. Contudo, não é restrito apenas ao serviço do altar, estendendo-se à distribuição da Sagrada Comunhão, mesmo fora da celebração Eucarística, sobretudo aos doentes. Ressaltou, ainda, que ao acólito se recomenda viver cada vez mais do Sacrifício Eucarístico, configurando-se o mais possível com a Pessoa de Cristo, oferecendo-se a si próprio como vítima agradável a Deus.

Rogamos a São José, modelo e referência de entrega incondicional e com total confiança aos desígnios de Deus, que interceda pelo bom êxito do desempenho do ministério de acólito conferido ao Fábio Pontífice.

acolitado pontifice 4

acolitado pontifice 3