Configuração I. Formação sobre os conselhos evangélicos

confI formacao cons evangelicos marco2021 2(Clicar para ampliar)No passado dia 13 de março, os seminaristas da etapa da Configuração I tiveram a oportunidade de falar sobre os conselhos evangélicos, mais propriamente da obediência e da pobreza. Foi o Frei Jacó, franciscano na Providência de Deus, que nos veio ajudar a trilhar este caminho, ao encontro destas temáticas que um dia vamos ser chamados a vivenciar.

Partindo da sua experiência pastoral, o Frei Jacó alertou-nos para apostarmos numa vida simples, sem luxos ou ostentações, vendo na simplicidade um caminho de liberdade. Além disso, será sempre importante não ter o exagero como meta do nosso caminho. É necessário reconhecer o pobre como um irmão ao meu lado e não como um irmão inferior a mim.

confI formacao cons evangelicos marco2021 1(Clicar para ampliar)A obediência, que mais tarde vamos assumir, também deve ser treinada desde já nas pequenas coisas que nos vão aparecendo no caminho. Claro que muitas vezes não será fácil. Contudo, devemos estar sempre disponíveis para obedecer àquele que nos guarda e que de certa maneira saberá o que é melhor para a comunidade, sabendo que aquele que está à frente, é representante de Cristo.

Por fim, o Frei Jacó mostrou-nos que aceitar a Providência de Deus é das coisas mais belas que podemos experimentar. Olhando para todo o movimento franciscano na Providência de Deus reparamos que o Espírito Santo atua de uma forma muito concreta e feliz. Por isso, agradecemos ao Frei Jacó pelo seu testemunho e amizade e que a Providência seja sempre um auxílio!