Da bússola ao radar e do radar à rede
A etapa da Configuração Padre Tony Neves, missionário espiritano, formado em jornalismo e doutorado em Ciência Política, com a tese "Angola, Justiça e Paz", atual Coordenador dos Espiritanos para a Justiça, Paz e Integridade da Criação e Diálogo Inter-Religioso, a coordenar os contactos com os espiritanos da Península Ibérica e várias regiões da América Latina.
II do Seminário Interdiocesano de São José realizou, no passado dia 14 de janeiro de 2021, por via telemática, um encontro de formação complementar sobre Comunicaçã Social e Doutrina Social da Igreja (DSI). Solicitámos, para o efeito, a vasta experiência doDe tudo o que se aprendeu com o testemunho deste missionário jornalista, sintetiza-se que o primeiro areópago dos tempos modernos é o mundo das comunicações, ao qual se liga o vastíssimo mundo da cultura, da pesquisa científica e das relações internacionais que favorecem o diálogo e levam a novos projectos de vida.
Vivemos numa sociedade da informação que nos satura indiscriminadamente de dados, todos postos ao mesmo nível, e acaba por nos conduzir a uma tremenda superficialidade no momento de enquadrar as questões morais. Por isso, urge utilizar todos os meios à nossa disposição neste campo para dar voz àqueles que não a têm, em favor da justiça. No vasto mundo das redes sociais, nem tudo ajuda a cumprir a DSI, sendo preciso um criterioso cuidado na hora de comunicar ou de dar valor ao que é contemplado na sociedade.
A Igreja sempre foi uma boa comunicadora, fazendo com que o testemunho faça parte da comunicação em favor dos mais pobres e necessitados. Através de reportagens e crónicas, podemos, de facto, com a alegria que caracteriza o pontificado do Papa Francsico, amplificar o grito dos pobres, falar em nome das pessoas que não têm voz.
Esta dimensão da pastoral é daqueles aspetos que não devem faltar na formação permanente dos presbíteros, exigindo a colaboração de todos, a partir da dinâmica da "rede", uma vez que esta é a melhor "parábola" para ligar aqueles "pontos soltos" que eram o objeto da sonda do "radar", para além da mera procura do "norte" através da antiga bússola.
- Visualizações: 940