C-Friday. Um Católico na Política

c friday04dez2020dr titoNa passada sexta-feira, dia 4 de dezembro, tivemos no nosso Seminário Interdiocesano uma tertúlia, organizada pela equipa da cultura e comunicação social, intitulada “Um católico na política”. Partindo a ideia inicial de um grupo de seminaristas, de se convidar um leigo no qual seria reconhecido um compromisso sério na hasta pública com responsabilidade a nível político, a fim de dar o seu testemunho de cristão. Foi então convidado por parte da equipa formadora o Dr. Tito Alfredo Evangelista e Sá.

Começando no início da tertúlia o reitor do seminário, P. António Jorge, por sublinhar a preocupação que a Igreja tem com o mundo da política, da formação de um quadro de cristãos para estarem na política, uma vez que a mensagem do Magistério atual é mesmo essa. Então, como formar um quadro de cristãos para a política? Como envolver-se na política dentro dos ditames da própria ética da Igreja e da sua Doutrina Social? E foi daqui que partiu o repto da nossa conversa de testemunhar um católico envolvido na política, ajudando-nos a entender, os meandros da mesma.

De seguida, o Padre José António apresentou o nosso convidado. Oriundo da paróquia de Santa Maria dos Anjos de Esposende, casado, pai de filhos, estudou na Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Ciências Jurídico-Económicas pela Faculdade de Direito. É advogado, com escritório em Esposende, e vereador e membro da Câmara do mesmo Município.

O que é a Política e como pode um cristão conciliar a opção de fundo da sua consciência cristã com escolhas partidária, foram temas de fundo da nossa conversa, tocados e aclarados de modo a nos interessarmos pelo mundo da Política.

Começando a sua intervenção por contextualizar a situação política desde ainda antes do 25 de Abril, passando pelos tempos do desabrochar da democracia, no pós 25 de Abril, e chegando aos tempos atuais, o Dr. Tito, fez-nos ver, por um olhar cimeiro, por que caminhos se tem traçado a via política em Portugal.

Num segundo momento, tentou-nos situar no modo como concilia a sua maneira de estar na política portuguesa. Ideias e opiniões, formas que também podem servir de interpelação à formação de futuros presbíteros diocesanos comprometidos com a mensagem social do Evangelho, de realização profunda de todo o ser humano no mundo, à luz da doutrina salvadora de Cristo, foram faladas.

Após este testemunho, foi aberto um espaço de perguntas feitas ao convidado. Por fim, agradeceu-se a presença do mesmo, sabendo-nos mais enriquecidos com o que foi a partilha de vida de quem se quer sentir a ser no mundo, e neste caso concreto da política, canal da concretização da mensagem evangélica patente na Doutrina Social da Igreja.