PRIMAVERA 7 - Carlo Acutis

É a 12 de outubro de 2006 que faleceu CARLO ACUTIS, jovem de apenas 15 anos, em consequência de uma leucemiaCARLO ACUTIS copia fulminante.
Nascido em 1991, numa família tradicional, mas não praticante, bem cedo Carlo revela gosto pela piedade. Tem especial devoção pela eucaristia, na qual participa diariamente, e pela Virgem Maria. As visitas a santuários marianos fazem-no crescer na fé. Com Maria, aprende a meditar os mistérios da vida de Cristo, identificando-se cada vez mais com ele. Apaixona-se pela vida dos santos, a quem muito estima. Confessa-se semanalmente. Começa a dar catequese às crianças da sua paróquia.
Mas Carlo é filho do seu tempo: tem muitos amigos, ama o futebol, a música, os animais… Maneja a informática como poucos, utilizando-a de forma criativa e usando a internet como meio de apostolado. Maravilhado pelos milagres eucarísticos, decide dedicar-lhes uma exposição digital. Investe dois anos em pesquisas e viagens para, no final, partilhar 136 desses milagres, com fotografias e descrições. Esta iniciativa acabará por materializar-se em exposições em 5 continentes, (10 mil paróquias só nos Estados Unidos), nomeadamente nos santuários mais célebres.
A sua amabilidade, generosidade, bondade e boa disposição com professores e colegas e a solicitude com as pessoas idosas foram para ele via pelas quais manifestou a sua profunda vida interior.
Por tudo isso, o papa Francisco cita-o como um modelo da juventude. Foi beatificado em 2020 e considerado padroeiro da juventude católica e da internet. É um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, no próximo verão.