XXXIII Domingo do Tempo Comum (C)

LECTIO DIVINA – Um Roteiro33

SÓ O AMOR FICA… QUANDO PERSEVERANTE
“Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas.” (cf Lc 21, 5-19)

1. Preparação
Procuro um lugar tranquilo e agradável que me ajude à concentração.
Encontro uma boa posição corporal.
Silencio o meu interior. Respiro lentamente e suavemente.
Tomo consciência da presença de Deus.
- Invoco o Espírito Santo para que seja luz e guia na minha meditação, contemplação e adoração.

2. Leitura

Releio pausadamente a passagem evangélica (Lc 21, 5-19).
- Procuro entender o texto, percebendo o que ele transmite, através da cena, personagens e diálogos, como se fizesse parte do episódio.
- Procuro entender a mensagem e significado, hoje para mim. O que me diz, o que me faz sentir?
- Sublinho o importante; fixo o essencial. Esta Palavra é-me dirigida.

3. Meditação e Oração com Deus
Neste Evangelho, Jesus alerta-nos para não nos acomodarmos enganosamente às aparências ou falsas seguranças. As suas palavras não pretendem alarmar-nos. Ainda que aluda ao fim de tudo, Ele quer centrar-nos no que falta ainda acontecer na nossa vida. Ele não quer provocar a angústia mas motivar a perseverança. Todos os santos se concentraram em viver o momento presente confiando tudo o resto a Deus.

Senhor, tantas vezes me deixo perturbar pela incerta do futuro. O que vai ser do mundo, da minha nação, família, amigos… de mim? Tantas dúvidas que só alimentam angústia, medos e insegurança. Mas Tu apelas à minha confiança… a não me dispersar com o amanhã mas a viver plenamente o presente.
- Quantas energias gasto, Senhor, com aquilo que não chega a acontecer!?
- E quanto bem desperdiço por não prestar atenção às necessidades daqueles que me rodeiam!?
Confesso, Deus, que me deixo dispersar e distrair com tanta coisa que me esqueço de viver plenamente cada dia que me dás.
Também ando distraído de Ti. Esqueço que estás a meu lado, a enfrentar cada situação comigo.
Por isso, aproveito o momento para recordar e reconhecer cada um desses momentos.
Quero dizer-Te como Santa Teresa do Menino Jesus: “Tu sabes, ó meu Deus! Para amar-Te na Terra só tenho o dia de hoje!”
Também confesso que me deixo iludir facilmente por vozes que prometem felicidades baratas e imediatas. Penso dizer não a uns mas acabo por ser levado por outros.
- A quem quero seguir, afinal!? É a Ti que quero ter como guia no meu caminho.
E, apesar de tantas vezes me extraviar, queres contar comigo como testemunha tua. Até me prometes sabedoria e perspicácia na hora de me defender.
Porquê temer se até os meus cabelos estão por Ti contados.
Como não agradecer-Te?... Só tenho de ser perseverante, no amor, no bem, na verdade e na justiça.
Converso contigo como um amigo: falo, escuto, peço, louvo, pergunto, silencio.

4. Contemplação
Abandono-me nas tuas mãos, Deus.
Peço-Te que me reveles a tua vontade, o que esperas de mim, qual a resposta que mereces de mim.
Saboreio o teu olhar sobre mim. Peço a graça de acreditar na tua Ressurreição como promessa de vida para mim e todos.
Confio e agradeço, com palavras minhas.
Contemplo e adoro.
Confiando em Ti, ouso comprometer-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros à minha volta.

“Quando temos uma vida interior, pouco importa de que lado das grades de um campo [de concentração] nos encontramos”. (Etty Hillesum)

- Confio mais do que desconfio? E em quê/quem confio?
- A minha forma de ser e estar transmite confiança ou insegurança junto dos outros?
- Sou uma pessoa perseverante? Em quê, para quê e por quem?
- Mesmo nas dificuldades ou provações testemunho a minha pertença a Cristo?

UM PROPÓSITO
Pedir ao Espírito Santo a graça de viver plenamente o dia de hoje na confiança e perseverança.

Um dia, será o fim de tudo para mim
Quando sucederá isso? Com que sinais?
Não saber do amanhã angustia o hoje.

Ao “quando” preferes não responder
Pois para Ti, Deus, conta mais o antes
O que falta acontecer… aqui… agora…

O hoje dirá ao amanhã como tudo será
Já não importa mais quando ou onde
Mas sim decidir como vivo este meu dia.

Porque só o amor pode ficar do que passa
Então é tempo de testemunhar andando:
Darás língua e sabedoria, pés e caminho.

Não temerei extraviar-me. Prometeste:
Nenhum cabelo da cabeça se perderá.
Sei que, perseverando, me salvarás.

Francesca Battistelli – Defender