Domingo de Ramos (C)

CADA PASSO É UM CAMINHORAMOS C

LECTIO DIVINA – Um Roteiro

0. Preparo-me
Procuro um lugar adequado e uma boa posição corporal. Respiro lenta e suavemente.
Silencio os pensamentos. Tomo consciência da presença de Deus, invocando o Espírito Santo.

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente Lc 19,28-40.
- Sublinho e anoto o mais significativo.

Jesus aproxima-se de Jerusalém, montado num jumentinho, aclamado pelo povo. Últimos momentos felizes, antes da tensão crescente que marca toda a Paixão e morte na cruz.

2. O que me diz Deus
- Imagino-me testemunha da cena, dos gestos e palavras. Que experimento?
Cheguei à Semana Maior (Semana Santa). Jesus dá os derradeiros passos no cumprimento definitivo da sua missão. Nestes dias e lugar, consuma-se plenamente a sua entrega ao projeto do Pai: salvar a Humanidade. Depois do longo caminho, em direção a Jerusalém (cerca de metade do Evangelho de Lucas), Jesus assume ser o “sinal de contradição”, profetizado pelo velho Simeão: amado por uns e rejeitado por outros; hoje aclamado e, por fim, condenado. Talvez o mesmo aconteça em mim!?

3. O que digo a Deus
- Partindo do que senti, dirijo-me a Deus, orando (de preferência com palavras minhas).
Senhor, decidiste caminhar para Jerusalém, resoluto e persistente. Nada, nem ninguém Te deteve. Sabias para o que vinhas. Todavia, não pretendes avançar sozinho. Queres-me seguidor: não para o fracasso, antes para enfrentar cada obstáculo e dificuldade, confiante. Mesmo se vier a dor. Como os discípulos, nem sempre entendo por onde vão os meus passos. Peço-Te: avança à minha frente… e seguirei.
Sei que caminhar implica subir, cansar e retomar, tropeçar e erguer-me, perder-me e retornar. Se Te tiver comigo, minha estrada tornar-se-á “via-sacra”, experiência dos meus limites, mas também da força que me dás. Minhas cicatrizes ensinar-me-ão o valor de cada coisa, enquanto as tuas feridas serão, para mim, cura pelo perdão, promessa de salvação e sinal de amor e fé infinitos.

4. O que a Palavra faz em mim
- Contemplo Deus, saboreando e agradecendo.
Senhor, quero caminhar no teu seguimento, nos bons e – sobretudo – maus momentos. Em Ti confio. Grato, louvo e contemplo.
Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, comprometo-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.

- Acredito que Jesus caminha à minha frente?
- Nos desafios e dificuldade, avanço com Ele e como Ele?
- Como me disponho a viver esta Semana Santa?

“Deus não veio suprimir o sofrimento. Nem sequer veio explicá-lo, mas veio enchê-lo da sua Presença.” (Paul Claudel)

UM DESAFIO
Pedir ao Espírito Santo a graça de caminhar no seguimento de Cristo.

Senhor dos passos firmes
por entre as sinuosas vielas
da minha humana existência
precedes-me, fiel e resoluto,
bem além da tacanha vontade,
do cego olhar ou mudo coração,
mas no inconformado resgate
do ‘Deus possível’ em cada um
que move teu andar em mim.

Senhor dos meus passos
titubeantes de tanto tropeço
em repetida e tamanha nega,
é no Teu olhar que me abismo
para, por fim, emergir remível…
e salvo, conTigo, abraçar e arcar
o meu pecado e a Tua ferida,
na feliz promessa do teu Reino.

Third Day – Love Song