IV Domingo do Advento (C)

O FELIZ CRER4 ADVENTO C

0. Preparo-me

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente Lc 1,39-45.
- Sublinho e anoto o mais significativo.

Maria põe-se a caminho. Quer partilhar com a sua parente a alegria da maternidade. Isabel reconhece em Maria a presença de Deus. Juntas, louvam as maravilhas que só Ele realiza.

2. O que me diz Deus
- Que desafios me lançam Maria e Isabel? Que sinto?
Maria ensina-me a lição da gratidão. Após a Anunciação, não guarda para si o júbilo de ser a escolhida de Deus. Alegra-se com o bem dos outros e centra-se nas necessidades destes. Não adia o amor e deixa que ele se torne impulso de encontro e partilha. O pôr-se a caminho – que mais tarde seu filho Jesus repetirá sem cessar – é o maior sinal da presença e ação de Deus nela. É isso que Isabel reconhece e exalta, louvando. É isso que devo, também eu, replicar em mim: pôr-me a caminho e “praticar” a alegria partilhada.

3. O que digo a Deus
- Partindo do que senti, dirijo-me a Deus, orando (de preferência com palavras minhas).
Senhor, que faço eu das evidências da tua presença e ação na minha vida? Duvido, como Zacarias, em vez de confiar como Maria, tua e minha Mãe. Encerro-me nas “certezas” da minha compreensão, tão limitada. Maria, soube escutar, guardar, meditar e concretizar o desafio da tua Palavra. Dá-me a sua ousadia e a generosidade. Como ela, torna-me capaz de viver do e para o amor.
Ajuda-me a perceber que a verdadeira fé alimenta-se da caridade, prática e concreta. Crer é descentrar-me de mim mesmo. É ter-Te a Ti como ponto de partida e chegada, passando sempre pelos outros. Desinstala-me e põe-me a caminho. Torna meu amor sedento de gestos e atitudes fecundas. Como Maria, faz-me levar e despender paz e alegria, sem conta. Presida a cada encontro a bênção da tua presença entre nós.

4. O que a Palavra faz em mim
- Contemplo Deus, saboreando e agradecendo.
Senhor, esperar e celebrar o Natal é Ter-Te presente e partilhar-Te. Por tão grande alegria, agradeço e louvo. Contemplo e adoro.
Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, comprometo-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.

- Procuro levar paz e felicidade aos outros?
- Tenho especial atenção por quem vive só, deprimido ou doente?
- Que rasto deixa a minha vivência de fé nos outros?

“Na vida só há uma maneira de ser feliz: viver para os outros.” (Liev Tolstoi)

UM DESAFIO
Pedir ao Espírito Santo a graça de converter a fé em alegria partilhada.

Que feliz crer
é viver,