II Domingo do Advento (C)

UMA ESTRADA PARA DEUS2 ADVENTO C

0. Preparo-me

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente Lc 3, 1-6.
- Sublinho e anoto o mais significativo.
O evangelista situa, no tempo e espaço, a vocação e pregação de João Baptista, precedendo a missão de Jesus. Mas, para acolher Aquele que vem, é preciso preparar o seu caminho.

2. O que me diz Deus
- O que provoca em mim esta Palavra? Que me sugere?
Deus vem, mas não pela via do poder e da força. É um profeta, no deserto, que anuncia a salvação. Deus procura-me na minha realidade histórica e geográfica, na minha situação existencial. Porém, para que haja encontro, necessito empenhar-me. Como diz João, tenho que abater e aplanar tudo quanto me separa de Deus. Necessito também altear e endireitar, em mim, o desejo e vontade de O acolher na minha existência. O Advento é tempo propício para me preparar interiormente, adequando decisões e ações.

3. O que digo a Deus
- Partindo do que senti, dirijo-me a Deus, orando (de preferência com palavras minhas).
Senhor, és Tu que vens até mim, continuamente. Mas não Te correspondo. Centrado em mim, atarefado com mil coisas, inquieto com o que não resolvo… adio, descuido ou indisponho-me para o encontro. Faço do Natal uma mera evocação do que aconteceu, em vez de o viver como algo presente. Encontrar-Te é sempre um acontecimento!
Já que encurtaste grandemente a distância que nos separa, concede-me a força e o desejo de dar os passos que faltam. São estes que autentificam o nosso abraço. Pelo menos, assim o deixas transparecer, para que a minha liberdade seja efetiva. Sim, quero! Aplainarei meu orgulho e egoísmo. Aterrarei toda a desconfiança e resignação. Cada dia, viverei uma espera ativa, procurando-Te em cada irmão e situação. E farei festa ao reconhecer-Te!

4. O que a Palavra faz em mim
- Contemplo Deus, saboreando e agradecendo.
Senhor, desejas habitar o meu quotidiano. Isso alegra a fé e é motivo de festejar a tua vinda. Desde já, Te agradeço, louvo, contemplo e adoro.
Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, comprometo-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.

- Desejo acolher Deus na minha existência?
- Estou pronto(a) para Lhe preparar o caminho?
- Que preciso “altear” ou “aplanar” na minha vida?

“Onde existe uma vontade, existe um caminho.” (Provérbio inglês)

UM DESAFIO
Pedir ao Espírito Santo a graça de me dispor a acolher Deus.

Para chegar até mim
saíste de Ti,
transpondo o deserto
que minha aridez
ao meu redor alastrou.
Para que tua Palavra
se faça encontro,
sem portagem
nem abrandamento,
preciso altear o resvalado amor
abater a encrespada soberba
endireitar o sinuoso querer
e aplanar o escarpado egoísmo.
Então, num repente,
o deserto enflora