XXX Domingo Comum (B)

VER + ALÉM30 COMUM B

LECTIO DIVINA – Um Roteiro

0. Preparo-me
Procuro um lugar adequado e uma boa posição corporal. Respiro lenta e suavemente.
Silencio os pensamentos. Tomo consciência da presença de Deus, invocando o Espírito Santo.

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente Mc 10,46-52.
- Sublinho e anoto o mais significativo.
Um cego mendigo, sentado fora do caminho, percebe a proximidade de Jesus. Grita por Ele. Sua insistência é premiada: Jesus chama-o. Curado, decide segui-l’O, já no caminho.

2. O que me diz Deus
- Imagino-me a presenciar esta cena. Que sinto e aprendo?
Mais que um relato de cura é, para mim, um ensino sobre o verdadeiro discipulado. Prova disso é a palavra que Jesus dirige ao cego: “vai”, em vez de ‘vê’. A súplica “que eu veja” revela um anseio mais profundo, concretizado no seguimento final. Isto sucede a uma série de “desencontros” entre Jesus e seus discípulos que têm dificuldade em “ver” o sentido da missão do Mestre. Neste Dia Mundial das Missões, Jesus chama-me a segui-l’O, no seu caminho e envia-me a encaminhar outros para Ele. “Vejo” isso suficientemente claro?

3. O que digo a Deus
- Partindo do que senti, dirijo-me a Deus, orando (de preferência com palavras minhas).
Senhor, instalado fora do teu caminho, temo não te “ver” passar junto de mim. Peço-Te uma consciência desperta e com voz para gritar por Ti. Meu coração esteja vivo e tenha força para insistir, sem deixar de crer e querer-Te. Possa eu passar da cega estagnação à fé, ágil e caminhante. Dá-me a ousadia de atirar fora o manto das falsas seguranças e riquezas para arriscar caminhar, livre, como discípulo teu.
Não deixes que me torne massa apática, alheia aos gritos dos outros. Pelo contrário, torna-me sensível às suas necessidades. Faz de mim missionário: do teu amor e cuidado para com eles; dos seus passos até Ti. Tenha eu palavras de encorajamento para os mais vacilantes e céticos. Mestre, que eu Te veja e Te vejam em mim!

4. O que a Palavra faz em mim
- Contemplo Deus, saboreando e agradecendo.
Senhor, no teu caminho recupero a clara visão de quem és, de quem me torno conTigo e do que os outros são, ao acolhê-los. Por isso, Te agradeço, louvo e contemplo.
Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, comprometo-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.

PROVOCAÇÕES
- Dou conta das passagens de Cristo na minha vida?
- Sou empecilho ou ajuda a que os outros se aproximem de Deus?
- Sinto que a minha fé me salva? Como?

UM PENSAMENTO
“O que vejo de Deus basta-me para crer o que d’Ele não vejo.” (Emerson)

UM DESAFIO
Pedir ao Espírito Santo a graça de ver com olhos de fé.

UMA ORAÇÃO-POEMA

Ver mais além
crendo e querendo-Te
não resignado
à cega acomodação
da beira do caminho
onde, emparedado,
entorpeço e fino
… devagarinho.

Gritar mais além
contra a indiferença
que, fingida, cala
mas fiado no teu amor
que escuta e chama
a pular no teu caminho
seguindo-Te, perseverante
pela fé… que vê mais além.

UMA CANÇÃO
Banda Jota – Bartimeu