Domingo de Pentecostes (B)

O FIEL MENTOR8 PENTECOSTES B

0. Preparo-me

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente Jo 15,26-27; 16,12-15.
- Sublinho e anoto o mais significativo.
Jesus apresenta o Espírito Santo. Após a ressurreição, elucidará os apóstolos sobre o sentido profundo da missão de Jesus. Será o “Paráclito” da Igreja, isto é, seu defensor, consolador e intérprete.

2. O que me diz Deus
- Que me dizem as palavras de Jesus. Que me fazem sentir?
No Pentecostes, o Espírito Santo assume protagonismo. Ele guia-me à verdade plena. Não se trata de novas revelações, mas da compreensão clarividente das palavras e ações de Jesus, incluindo sua morte na cruz. Também ilumina meu presente. Mais do que prever o futuro, importa perceber os desafios da atualidade que vivo. O que espera Deus e o que precisa o mundo de mim? Que lições e propósitos retiro destes tempos pandémicos? O Espírito de Deus quer fazer de mim cristão mais convicto e cidadão mais consciente.

3. O que digo a Deus
- Partindo do que senti, dirijo-me a Deus, orando (de preferência com palavras minhas).
Senhor, queres guiar-me por novos rumos, mas continuo enredado em velhos assuntos. Por teima, vejo neles prioridades. Confundo quimeras com tesouros. Gasto-me e perco-me. Ainda não percebi onde mora o essencial.
Por isso, envia-me o teu Espírito. É Ele que faz luz em mim, quando a minha cegueira cede. Por Ele, percebo e desfaço equívocos. N’Ele, o discernimento torna-se aprendizagem e caminho. Com Ele, reencontro-me, aproximo-me dos outros e experimento-Te, na intimidade. Graças a Ele, os passos são firmes, a fé reaviva-se e a alegria torna-se luminosa. Toda a vida se renova!
Senhor, faz-me desejar, pedir e seguir o teu Santo Espírito. Reconheça eu n’Ele, o teu maior dom. Aprenda d’Ele a ousadia de recomeçar e viver tudo pela força do amor.

4. O que a Palavra faz em mim
- Contemplo Deus, saboreando e agradecendo.
Senhor, a verdade não é uma ideia. És Tu que queres estabelecer relação comigo. És Tu, a quem tanto agradeço e louvo. Pelo teu Espírito, posso contemplar essa Verdade.
Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, comprometo-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.

- Peço o Espírito Santo como primeiro e maior dom?
- É meu desejo conhecer e amar mais Deus?
- Que precisa o mundo de mim?

“Procura a verdade como alguém que está prestes a encontrá-la, e encontra-a com a intenção de continuar sempre a procurá-la.” (S. Agostinho)

UM DESAFIO
Pedir ao Espírito Santo a graça de buscar, viver e amar a verdade.

Sopra em mim
rajadas do teu vento,
transplante de primavera
que varre o orvalhoso medo.

Acende-me por dentro
labaredas do Teu fogo
incendeia fé e ardor
que queima o rancoroso joio.

Ressoe em meu exterior
ecos internos da tua Palavra,
germinada e declarada madura,
tornada Boa Nova abrasadora.
Pois se todo o coração é casa tua
cada olhar é janela de nova aurora.

Un Corazón – Eterna Luz