Domingo de Páscoa (B)

SINAIS DE VIDA NOVAPASCOA B

0. Preparo-me

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente Jo 20, 1-9.
- Sublinho e anoto o mais significativo.
É madrugada de Páscoa. Tudo ganha vida: Maria Madalena corre a noticiar o sepulcro vazio; Pedro e o “discípulo predileto” acorrem a comprovar um túmulo, cheio de interrogações para um e de sinais para outro. Entretanto, o dia clareia…

2. O que me diz Deus
- “Corro” até ao sepulcro vazio. Que testemunho e sinto?
Jesus “ausenta-se” desta passagem relativa ao mistério central da fé. Esse “vazio” deixa espaço a outro protagonismo: o da Igreja. Maria Madalena que procura, Pedro que se interroga e o “outro discípulo” que “lê” os sinais chegando à fé, retratam-nos. O olhar de cada um sobre o que vê é diferente, levando a conclusões distintas. Mas todos se “mexeram”. A fé (ou desejo dela) interpela e desinstala. Como vejo? Como creio? Como vivo? Procurar, discernir e crer são primícias de uma “Vida Nova”.

3. O que digo a Deus
- Partindo do que senti, dirijo-me a Deus, orando (de preferência com palavras minhas).
Senhor, à semelhança de Maria Madalena, quero procurar-Te. Como ela, equivoco-me. Interpreto mal as circunstâncias. Julgo-me perdido, tão próximo das evidências. Liberta-me da “noite” pessimista para viver a alegria da tua Páscoa.
Senhor, à semelhança de Pedro, interrogo-me. Pretendo entender tudo de forma racional. Duvido. Hesito. Balbucio a fé. Ajuda-me a arriscar, além de calculismos, e a viver na liberdade própria da esperança.
Senhor, à semelhança do “outro discípulo”, desejo ver e crer. Aspiro ler “por dentro” os sinais da tua presença nos acontecimentos e nas pessoas que povoam meus dias. Concede-me o teu Espírito de sabedoria para viver na confiança do amor.
Senhor, ajuda-me a rolar as pedras que obstruam o acesso a Ti e aos outros.

4. O que a Palavra faz em mim
- Contemplo Deus, saboreando e agradecendo.
Senhor, tens-me feito caminhar na fé e progredir no amor. ConTigo, são retirados os pedregulhos interiores que obstaculizam a alegria da tua Páscoa. Louvo, agradeço e contemplo.
Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, comprometo-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.

- Tenho o coração aberto às surpresas de Deus?
- Minha fé leva-me a “buscar” Deus no meu quotidiano?
- “Leio” a vida e os acontecimentos alimentando a minha fé?
- De que forma minha vida é anúncio pascal para os outros?

“A morte não é uma noite, mas uma aurora!” (Conde de Monsaraz)

UM DESAFIO
Pedir ao Espírito Santo a graça de viver a vida nova da Páscoa.

De coração embalsamado
e alma pranteada
alguém Te procura.
De passo noturno e pesaroso,
ou correndo pressuroso,
algo desperta o amor latente.

De coração alvoraçado
e alma ofegante
alguém Te perscruta.
Na alvorada do entendimento
algo amanhece no amor expectante.

De coração vigilante
e alma gestante
alguém lê o mistério por dentro.
Já raia o dia no olhar interior
pois o amor desobstrui a fé.

Lauren Daigle – Still rolling stones