II Domingo da Quaresma (B)

FÉ IMUNIZADA2 QUARESMA B

LECTIO DIVINA – Um Roteiro

0. Preparo-me
Procuro um lugar adequado e uma boa posição corporal. Respiro lenta e suavemente.
Silencio os pensamentos. Tomo consciência da presença de Deus, invocando o Espírito Santo.

1. O que diz o texto
- Leio pausadamente o Evangelho Mc 9,2-10.
- Sublinho e anoto o mais significativo.
Jesus escolhe três dos seus discípulos e sobe com eles a um monte. Aí se transfigura diante deles. Tudo o que testemunham atemoriza-os, marcando-os profundamente.

2. O que me diz Deus
- Subo com Jesus ao monte. Que experimento?
A transfiguração de Jesus ocorre após o anúncio da sua paixão. Nessa ocasião, Pedro protestara, revelando incompreensão e rejeição a tal destino. Hoje, Jesus sossega a perturbação dos seus discípulos. Mas, ao mesmo tempo, reafirma o seu caminho, apontando para mais longe. A glória manifestada no cimo do monte é apenas antecipação da glória pascal. Até lá, requer-se fidelidade à missão. Este tempo que atravesso, entre incertezas e desafios, exige-me a mesma confiança e perseverança.

3. O que digo a Deus
- Partindo do que senti, dirijo-me a Deus, orando (de preferência com palavras minhas).
Senhor, subir os “montes” existenciais custa. Fazê-lo conTigo, porém, é consolador. E que bom é viver esses instantes! Como Pedro, quereria parar o relógio. E estacionar. Gostaria também de saltar as partes “chatas e dolorosas”. Sonho com uma Páscoa sem cruz. Pura ilusão! Dizes-me que tens uma humanidade a salvar. E isso só acontece mediante entrega. Os “doces” que me dás, como outrora aos teus discípulos, são para alentar a fé. É preciso prosseguir o caminho. Então, que seja conTigo.
Reconsiderando, comprovo que és Senhor do tempo. Estás comigo nos bons e maus momentos. Nesta pandemia também. Não devo ceder. Apenas preciso crescer na confiança. Esperas que viva e testemunhe a esperança. Peço-Te: reafirma em mim a fé, para carregar a minha cruz e auxiliar aqueles que, a meu lado, vacilam ou tropeçam.

4. O que a Palavra faz em mim
- Contemplo Deus, saboreando e agradecendo.
Senhor, quando Te contemplo com fé, vejo-Te transfigurado e presente na minha história. Hoje, como ontem, és fiel. Assim também será meu amanhã. Confiante, agradeço, louvo e adoro.
Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, comprometo-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.

PROVOCAÇÕES
- Amadureço na fé a fim de contemplar Deus?
- Que lugar tem Cristo e sua Palavra na minha vida?
- A minha fé transfigura-me?
- De que forma posso irradiar a esperança cristã?

UM PENSAMENTO
“Nunca em mim se verá tamanha dor / que o amor a não converta em mais amor.” (Camões)

UM DESAFIO
Pedir ao Espírito Santo a graça de vencer todo o medo pela fé.

UMA ORAÇÃO-POEMA

Só pedias o meu coração,
esperando que em Ti confiasse.
Mas eu, de ânimo aplastado,
serpenteei por outros rumos
tentando esquivar fantasmas
de interiores medos
… e o pavor da cruz.
Mas se esta sombreia
é por ser alumiada pelo Amor
em Ti, resplandecente
em mim, clareando trevas.
Transfigura, pois, meu ser
e meu frágil acreditar.
Soerguendo-me, conTigo,
acima do meu pantanoso receio,