IV Domingo de Páscoa (Domingo do Bom Pastor e das Vocações)

PORTA DE ESPERANÇA4 PASCOA

LECTIO DIVINA – Um Roteiro

0. Preparação
Procuro um lugar adequado e uma boa posição corporal. Respiro lenta e suavemente.
Silencio os pensamentos. Tomo consciência da presença de Deus, invocando o Espírito Santo.

1. Leitura
Leio pausadamente o Evangelho Jo 10,1-10.
- Através da figura do Bom Pastor e da imagem da porta, descubro um novo rosto se Jesus. Por meio do texto, alcanço a mensagem. O que me diz, o que me faz sentir?
- Sublinho o importante; fixo o essencial. Esta Palavra é-me dirigida.

2. Meditação
Este quarto domingo pascal é, tradicionalmente, denominado “do Bom Pastor”. O Evangelho escolhido revela essa figura tão presente na Bíblia de Deus pastor do seu povo. Jesus assume-a para esclarecer a sua relação com os discípulos. Ele é o pastor anunciado pelos profetas. A imagem da porta indica que só por Ele chego à plenitude da vida. Por tudo isso, este domingo é escolhido como Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Devo reconhecer Aquele que me chama pelo meu nome e segui-l’O para descobrir a “vida em abundância”. Tal é a vocação dos Filhos de Deus.

3. Oração com Deus
Senhor, são tantas as vozes a quererem assaltar-me, a pretenderem enredar-me por caminhos sem real destino. Não as vi chegar. Não percebi que entraram por portas travessas. Diante de Ti, desmascaro-as, identificando-as. Não quero mais iludir-me. Apenas Tu tens a chave da minha morada interior. Só Tu me conheces verdadeiramente e me chamas pelo meu nome: sou alguém para Ti.
Porém, como reconhecerei a tua voz se não me habituo a escutá-la? Dá-me a graça de buscar a tua proximidade, de viver na tua intimidade, pela oração e prática da caridade. Então, uma vez mais, chama-me e seguir-Te-ei.
És o Pastor que caminha à minha frente, abrindo caminhos novos de esperança. Entre as inseguranças passadas e incertezas futuras, conduz-me. Desbrava o presente como uma oportunidade para o bem, a verdade e a justiça. Dá-me a generosidade e coragem necessárias para Te seguir e imitar.
Tu és a porta de acesso a uma vida nova, uma vida em abundância. Esse é o teu desejo. E tampouco poderia sonhar melhor. Haverá em mim espaço suficiente para acolher essa oferta? Desfazendo-me de falsas prioridades e projetos vãos, certamente.

4. Contemplação
Senhor, Pastor da minha alma, eu Te louvo. Senhor, porta pela qual alcanço a vida plena, eu Te dou graças. Por isso, abandono-me nas tuas mãos. Sei que me conduzes por caminhos de liberdade. ConTigo, avançarei, confiante. Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Contemplo e adoro.
Apoiado em Ti, ouso comprometer-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.

UM PENSAMENTO
“A porta da felicidade abre só para o exterior; quem a força em sentido contrário acaba por fechá-la ainda mais.”. (Soren Kierkegaard)

PROVOCAÇÕES
- Aceito Cristo como Pastor e Porta de salvação ou sigo outros guias?
- Acomodo-me, em vez de arriscar os caminhos novos do Evangelho?
- Para os que me estão confiados, sou pastor ou salteador, porta ou barreira?

UM PROPÓSITO
Pedir ao Espírito Santo a graça de reconhecer e seguir a voz de Deus no meu quotidiano.

UMA ORAÇÃO-POEMA

Confinado, escondi-me, temeroso
Não sei se do mundo ou de mim.
Mas tudo isso, a quem importa!?

Inconformada, a Tua voz chama:
Nomeado, do temor me resgata
Com todo o amor que comporta.

Numa brecha de luz, a liberdade
Esgueira-se, entreabrindo o céu,
Promessa de futuro que suporta.

Reconheço quem à minha frente
Desbrava caminho de esperança:
Por Ti seguirei. Tu és minha porta.

UMA CANÇÃO
Rivers & Robots – Shepherd of my soul